Trabalho Suellen Modernino

1936 palavras 8 páginas
Modernismo em Portugal

Colégio Estadual Dr. João Nery

O Modernismo em Portugal
Fernando Pessoa

Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo um panorama geral do modernismo em Portugal com destaque para Fernando Pessoa.

Mendes, 20 de Março de 2015
C. E. Dr. João Nery
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Professor: Leandro A. Nigre
Aluno (a): Suellen Cristine Conceição
Turma: 3001 Ensino Médio Regular

Introdução

Este trabalho irá falar sobre como surgiu o modernismo em Portugal, e explicar como este movimento rompeu com conceitos antes existentes. Também falará sobre Fernando pessoa e como o poeta contribuiu para este movimento.

Desenvolvimento
Modernismo em Portugal

No início do Séc. XX, havia um sentimento geral de que não era mais possível renovar a arte tradicional. As escolas literárias repetiam suas fórmulas. A superficialidade convivia com a crença de que a evolução tudo comandava e pouco cabia ao homem nesse processo.
No entanto, um movimento forte e amplo - o Modernismo - viria dar fim a este marasmo e implantar o inconformismo.
Modernismo, não foi apenas produto de uma evolução estética: ele decorreu de todo um estado de espírito formado pela cultura da época e que repercutiria em todas as artes, integrando literatura, pintura, música arquitetura, cinema, etc. A primeira Guerra Mundial foi o grande divisor das águas.
Nesse contexto surgiram as vanguardas européias, que antecederam e originaram o Modernismo literário.
Vanguarda vem do francês e significa extremidade dianteira dos exércitos em luta. E a literatura de vanguarda foi realmente combativa, polêmica, desbravadora e irreverente. Os vanguardistas da época valiam-se do deboche, da ironia e da luta verbal com o objetivo de substituir a arte passadista pela

Relacionados