Trabalho sociologia da educação

Páginas: 6 (1438 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
Introdução:

Neste trabalho será abordado os fatos históricos que ajudaram no reconhecimento da Sociologia como ciência, e apresentarei algumas características e o pensamento de Max Weber, um dos autores da sociologia clássica.

A ciência da Sociologia.

A sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas, onde seu principal objetivo é facilitar ascompreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, ou seja, uma ciência que estuda as questões culturais criadas pelos sujeitos para interagir e organizar a sociedade.
Somente no século XIX que a sociologia consolidou-se como ciência, mesmo diante das condições que mostraram seu desenvolvimento antes, através dos acontecimentos que atingiram a Europa desde o século XV, que foi as grandesnavegações onde, foi descoberto o globo terrestre surgindo uma nova definição de território, definindo novos continentes como África, Ásia e América como colônias de exploração e também o crescimento comercial com novas mercadorias, desenvolvendo assim, o mercado mundial.
O Renascimento foi outro fato ocorrido no século XV-XVI, e foi considerado um ponto de partida para o surgimento dasociologia, onde houve um período de valorização humana, ou seja, o homem se torna o personagem principal, fato que foi chamado de atropocentrismo, onde foi valorizadas as artes e dos conhecimentos humanos.
A Reforma Protestante (século XVI) trouxe uma nova maneira de compreensão religiosa através de Martin Lutero, que criticou a religião católica que pregava que a salvação da humanidade ocorria pelosatos praticados em vida e pela fé. Já João Calvino que acreditava que a salvação se dava pelo trabalho justo e honesto.
A Revolução Francesa- século XVIII, onde ocorreu o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza e do clero contra os camponeses e burguesia, onde os camponeses ganharam autonomia e respeito com seus direitos sociais, melhorando a vida dos trabalhadores significamente, etodo esse processo foi conduzido pela burguesia, pois assim poderiam garantir seu domínio social estabelecendo então, bases de uma sociedade burguesa e capitalista. A revolução influenciou também com suas idéias iluministas, que defendiam o domínio da razão em uma sociedade.
A Revolução Industrial iniciou-se no século XVIII, na Inglaterra com novas relações no sistema de produção tornando osmétodos de produção mais eficientes, diminuindo os preços, e consequentemente estimulando o consumo, assim, os trabalhadores passaram a ser assalariados garatindo então, a própria sobrevivência.
Com tudo isso aumentou também o número de desempregados pois houve a troca de mão-de-obra humana para as máquinas e robôs que exigiam mais qualificação e criatividade da população.
A Revolução Francesa e aIndustrial vieram para consolidar novas condições econômicas, políticas e sociais para a Europa, criando um novo modo de produção e as classes sociais: capitalista e proletariado, assim, a sociedade européia encontra-se com uma nova realidade social e consequentemente, novos problemas sociais.

Assim, alguns pensadores estudam esses novos problemas para ajudar a melhorar ou mudar a sociedade,este é o papel da socilogia, alguns dos sociólogos que mais se destacaram na sociologia clássica através de suas obras, que com o passar do tempo não perderam sua atualidade são: Émile Durkheim (1858-1917), que foi o autor da sociologia clássica, a sociologia critica de Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1903) e a sociologia compreensiva de Max Weber (1864-1920), falaremos um pouco maissobre as características desse sociólogo.

As principais características de Max Weber
Muito diferente de Durkheim, com uma “sociologia de ordem”, e Marx e sua “sociologia crítica”, Weber desenvolveu uma “sociologia compreensiva”, na qual ele se preocupava em compreender as atitudes do ser humano explicando determinados fragmentos da sociedade.
O objetivo da sociologia weberiana não é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia, educação e trabalho infantil
  • Trabalho de sociologia da educação
  • Trabalho de fundamentos da educação em sociologia
  • Trabalho sociologia da educacao (industria cultural, sociedade de espetáculo)
  • Conceito de sociologia, educação e sociologia da educação
  • Trabalho de sociologia trabalho de sociologia sociologia
  • Sociologia da Educação
  • Sociologia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!