Trabalho sobrelevitação magnetica

1662 palavras 7 páginas
Levitação Magnética
Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br Apresentação
Manter um corpo suspenso no ar, sem qualquer apoio aparente, como que desafiando a lei da gravidade, é reconhecido como fenômeno de levitação. Muitos mágicos fazem isso, mantendo escondido o necessário "apoio". Sem esse apoio, visível ou não, um corpo material não poderá levitar. Esse "apoio", necessariamente, deverá aplicar no corpo suspenso uma força, vertical para cima, suficientemente intensa para equilibrar o peso do corpo. Em se tratando de corpo extenso a estabilidade de equilíbrio também deve se analisada.
Um exemplo simples de levitação, com apoio quase invisível, é manter uma bolinha de aço suspensa por uma fina linha de pesca. A força aplicada pela linha sobre a esfera equilibra o peso da esfera. A resultante das forças externas sobre ela (peso e tração) é nula. Se a esfera está em repouso, permanecerá em repouso; se está em movimento, manterá sua velocidade vetorial constante (Primeira Lei de Newton).
Levitações dessa espécie não são excepcionalmente atrativas, a menos que o corpo suspenso seja o de uma mulher e o mágico passe um aro envolvendo o corpo (para "mostrar" que não há fios). Ai passa a ser um bom truque circense (cujo segredo o mágico não irá contar). Não confunda mágico com místico, não confunda uma arte valorosa desses abnegados profissionais, com os enganadores da ingenuidade popular.
As forças de apoio sobre o corpo suspenso, equilibrando seu peso, só podem pertencer a duas categorias:
1) ou são de contato (como é o caso do fio sobre a esfera, o caso do ar sobre um balão --- empuxo de Arquimedes ---, o caso do ar sobre as pás em movimento do rotor do helicóptero etc.).
2) ou provenientes da ação de campos sobre alguma grandeza associada ao corpo suspenso. São exemplos simples dessa segunda categoria os ímãs suspensos sob a ação de outros ímãs (campo magnético criado por um agindo sobre a massa ferromagnética do outro, e vice-versa), gotículas

Relacionados