Trabalho sobre o texto “ devaneios de um caminhante solitário” de jean jacques rosseau e “o homem da areia de e.t.a. hoffmann

2108 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-UFRJ

FACULDADE DE LETRAS

NOME: CAROLINA OLIVEIRA DAS CHAGAS DRE:106061233

DISCIPLINA: LITERATURA COMPARADA II

PROFº: JOÃO CAMILLO PENNA

TRABALHO SOBRE O TEXTO “ DEVANEIOS DE UM CAMINHANTE SOLITÁRIO” DE JEAN JACQUES ROSSEAU E “O HOMEM DA AREIA DE E.T.A. HOFFMANN

RIO DE JANEIRO

ABRIL|2011

Para começar este trabalho antes de analisar a perspectiva do devaneio de Jean-Jacques Rosseau em “Devaneios de um caminhante solitário” e de comparar as duas figuras femininas muito opostas que estão presentes no romance “ O homem da areia” e de como o personagem principal as enxerga apresentarei uma definição segundo o dicionário Aurélio revisado segundo o Acordo Ortográfico dos termos visão, enxergar, real, devaneio e imaginação.

Conforme o dicionário Aurélio

- o termo visão significa 1.Ato ou efeito de ver.2.Fisiol.3.Ponto de vista; aspecto.4.Imagem vã, que se julga ver em sonhos ou por medo, superstição, sugestão, etc., visagem.

- o termo enxergar é o ato de 1.Ver a custo, entrever.2.Descortinar, avistar.3. Notar, perceber.4.Pressentir.5.Enxergar.6.Julgar,considerar.

- o termo real se refere ao que existe de fato, verdadeiro.

Contrapondo-se as definições destes primeiros termos que se refere ao que existe fisicamente

- o termo devaneio segundo o dicionário Aurélio pode ser definido como 1.um capricho da imaginação, sonho, fantasia.

- o termo devanear é um ato que pode ser definido como 1. Pensar em (coisas vãs).2. Pensar vagamente em.3. Devanear.4.Divagar.5.Delirar, desvairar.

- o termo imaginação é definido como 1.A faculdade que têm o espírito de imaginar; fantasia.2.Faculdade de criar mediante a combinação de idéias.3.A coisa imaginada.4.Criação, invenção,idéia.5. Fantasia, devaneio.

- o termo ideal se define como algo 1.Que existe somente na idéia.2.Que reúne toda a perfeição concebível.3.O que é

Relacionados