trabalho sobre o profeta isaías

Páginas: 13 (3170 palavras) Publicado: 19 de fevereiro de 2014
Introdução

O profeta Isaías tem seu livro classificado na bíblia, na seção dos “Profetas Maiores” do antigo testamento. Tal classificação deve-se à extensão dos escritos, contudo posso afirmar que ele também se destaca diante do conteúdo de suas mensagens, assim como sua pessoa. Várias foram as designações dadas a ele, tais como: “O profeta messiânico”, “O São Paulo do antigo testamento”, “Orei dos profetas” e “O profeta evangelista”. Seu livro é considerado por alguns a “bíblia em miniatura”.
Todos estes fatores destacam-se e atraem a atenção para esta personagem, que passa agora a ser analisada de forma sintética quanto a vida e obra.






















1. A vida do Profeta
1.1 Seu Nome
O nome Isaías na transliteração do hebraico é “Yesha-yahu”, quesignifica, Javé salva, Javé é salvação, Javé deu salvação ou salvação de Javé.
O nome na cultura hebraica é significativo podendo determinar uma situação presente, ou sendo determinada por ela; podendo ainda corresponder ao caráter presente do seu protagonista. Ridderbos (1986, p. 9) ainda faz uma conjectura interessante sobre as circunstâncias para o nome do profeta ao escrever, “talvez os pais deIsaías lhe deram este nome para expressar a sua gratidão experimentada por ocasião do nascimento do seu filho”. Apesar desse comentário não encontrar evidências internas e tradicionais, ainda assim, o nome de Isaías, certamente, cumpre o seu papel, uma vez que em sua mensagem ele apresenta o Santo de Israel promovendo a salvação do seu povo mediante seu servo.

1.2. Sua Família
1.2.1. SuaAscendência
Seu nascimento pode ser calculado entre 765 e 760 a.c., visto que seu chamado profético deu-se por ocasião da morte do rei Uzias em 740 a.c. (Is 6:1).
O próprio prólogo do livro (Is 1:1), nos apresenta a filiação do profeta: “filho de Amoz” (não o Amoz profeta vaqueiro). Este é o máximo de informação. Não há registro mais detalhado sobre seu pai, sua tribo ou dos seus primeiros anos devida, exceto por algumas conjecturas e pele tradição rabínica.
Na afirmação de Champlin (2001, p. 2779), fala-se que o profeta veio da família sacerdotal. O argumento de Ridderbos (1986, p.9), afirma que, “a tradição rabínica de que Amoz, pai de Isaías, era irmão de Amassias, não tem confirmação adequada”. Era de nobre descendência e tinha influência na corte real. Sabe-se que viveu na corte dosreis de Judá. Há indicações de que talvez fosse primo de Uzias. Escriba e relator dos anais históricos da casa Davídica, tinha preeminência e liberdade suficiente para transitar próximo ao poder político e tomar conhecimento, em primeira mão, das políticas estratégias do estado monarca judeu. Letrado, culto e politicamente privilegiado, pode ter feito parte da casta sacerdotal de Jerusalém.1.2.2. Sua Descendência
A vida familiar de Isaías, entretanto nos é descrita, mas igualmente sucinta. Era casado, e sua esposa é chamada de “a profetiza” (Is 8:3). Mais uma vez há dúvidas quanto ao termo, pois pode descrever o fato dela profetizar ou sua condição de esposa de profeta. Não obstante, o Senhor usou a própria família de Isaías como instrumento de revelação da sua mensagem ao povo.Dois filhos são mencionados no seu livro, e ambos receberam nomes simbólicos (Is 8:18), que indicavam a iminência do juízo divino, sendo eles: “Sear-Jesube” que significa, “Um resto volverá” (Is 7:3-14), e “Maer-Salal-Has-Baz” que significa, “Rápido-despojo-presa-segura” (Is 8:3,4). O primogênito aparece no livro já homem feito nos dias de Acaz, enquanto o segundo nasce durante o mesmo reinado.Para Champlin (2001, p. 2779), os significados destes nomes podem estar associados tanto ao cativeiro assírio, quanto babilônico. Visto que quando o reino do norte foi levado, o reino do sul permaneceu apenas porque pagou tributo (2º Cr 28:21).
1.3. Escopo
Diferente de Amós, que era boiadeiro profetizando para as tribos do norte, Isaías viveu na cidade e concentrou suas atividades no palácio,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Profeta isaias
  • Profeta isaías
  • Profeta Isaías
  • A teologia do profeta Isaías
  • Isaías
  • EXEGESE- PROFETA ISAIAS
  • trabalho de profetas maiores
  • trabalho profetas menores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!