Trabalho sobre o periodo pré socratico

Páginas: 5 (1129 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015








Trabalho sobre o período pré-socrático:
Pitágoras e Zenão

Quem foram e o que fizeram os filósofos pré-socráticos












1ªA: Alice, Caroline, Diogo, João Henrique e Yacov
12 de junho de 2015
Marlito de Souza Lima (Filosofia)

Índice

Apresentação

Introdução

Capítulo 1 – Quem foram os filósofos pré-socráticos?
1.1 – Pitágoras
1.2 – ZenãoCapítulo 2 – O que fizeram os filósofos pré-socráticos?
2.1 – Pitágoras
2.2 – Zenão

Capítulo 3 – Implicações políticas

Capítulo 4 – Relações com a ciência moderna

Conclusão – O período pré-socrático

Bibliografia




Apresentação

O presente trabalho é fruto de uma série de pesquisas, realizadas com o propósito de entender e analisar o períodopré-socrático e suas influências sociais e políticas, tanto no mundo helênico, quanto nos dias de hoje. Podemos considerar duas etapas para simplificar o processo de trabalho: pesquisa em sala e pesquisa extraescolar.
A pesquisa em sala consiste em várias aulas de filosofia que utilizamos para entender um pouco mais sobre os filósofos pré-socráticos. Durante essas aulas, realizamos pesquisas em livros eapostilas, de maneira que pudemos ter uma primeira convivência com as reflexões do período pré-socrático e dos filósofos que iremos discutir neste trabalho (Pitágoras e Zenão).
Por outro lado, a pesquisa extraescolar foi realizada com o intuito de revisar e aprofundar os conhecimentos sobre os dois pensadores pré-socráticos em questão. Além disso, ela nos proporcionou uma reflexão que se encontra nosúltimos capítulos do trabalho que aqui se inicia.
Introdução

O período pré-socrático, que durou do século VII ao V a.C., marcou um momento da filosofia no qual a principal questão era a origem do mundo e as transformações naturais.
A filosofia pré-socrática se desenvolveu em quatro escolas principalmente: a escola da Pluralidade, a Jônica, a Itálica e a Eleata. Nessas escolas, se discutia acosmologia, uma explicação sistemática sobre a origem do mundo e as transformações naturais decorrentes da vida cotidiana. Acreditava-se que o mundo havia se criado a partir de um principio primordial, physis (do grego: ‘fazer surgir’, ‘produzir’, aquilo que constitui a natureza de um ser, a força criadora), que era imortal, enquanto o resto das coisas eram mortais.
Physis era considerada pelos filósofospré-socráticos a única força imutável da natureza, a única coisa que não era afetada pela kinesis (do grego: movimento, mudança - metamorfose), que no caso era o que controlava todas as forças da natureza, tudo e todos obedecem as leis determinadas pela physis ou principio natural do mundo.
Outra força natural é o devir, que obedecendo as leis de physis, realiza a passagem continua de algo ao seuestado contrário.
Dentre os filósofos pré-socráticos destacaram-se Tales, que dizia que a Physis era a água ou o úmido; Anaximandro, dizia que era o ilimitado; Anaximenes, que era o ar ou o frio; Pitágoras dizia que era o número (estruturas proporcionais); Heráclito, que acreditava que era o fogo; Empédocles, que dizia que era o úmido, o seco, o quente ou frio; Anaxágoras, que era sementes quecontinham os elementos; Leucipo e Demócrito que disseram ser os átomos.
Para ter acesso ao pensamento desses filósofos foi necessário os doxografos que registraram através da doxografia os pensamentos pré-socraticos.
A cosmologia vem de cosmos (do grego: ordem, principio regulador de tudo) , antônimo de caos, para os pré-socráticos Physis originou cosmos, que originou o mundo onde a Kinesis e o deviratuam.
Os problemas apresentados pelos pré-socráticos eram concentrados nos movimentos da nobreza, como por exemplo: “Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore, de um cão nasce outro cão, de uma mulher nasce uma criança?” “Por que o que parecia uno, se multiplica em tantos outros?”. Entre os pré-socráticos, estavam Pitágoras e Zenão, dois filósofos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Período Pré-Socrático e Período Socrático
  • Período pré-socrático
  • Período Pré Socráticos
  • Período pré-socrático
  • Período pré socrático
  • Período Pré Socrático
  • Teóricos do periodo Pré Socratico
  • Periodo Pré-Socrático ou Cosmológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!