Trabalho Sobre A Merenda Escolar

Páginas: 14 (3362 palavras) Publicado: 10 de abril de 2015

SUMÁRIO





1 Introdução 1
2 Metodologia 3
3 Discussão 12
4 Conclusão 14
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
Introdução

O Objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa mostrando a importância, os benefícios e a aceitação da Merenda Escolar de hoje em dia, a fim de analisar se o cardápio oferecido é suficiente para suprir as necessidades nutricionais dos alunos, observando a aceitação dessascrianças mediante ao alimento oferecido e em caso de rejeição verificar quais alimentos as crianças substituem pela merenda, aplicando um questionário a eles para elaborar um plano de ação que incentive de maneira didática os hábitos alimentares saudáveis bem como conscientizar sobre o desperdício destes mantimentos.
Analisamos alguns benefícios gerados por uma alimentação saudável, levando emconta uma merenda escolar de qualidade, pois em 1955 foi criado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo este o mais antigo programa social destinado a atuar na área de alimentação e nutrição (COIMBRA, 1982; CARVALHO, 2005) com a finalidade de contribuir com esse desenvolvimento e aumento do rendimento escolar dos estudantes, através da formação de hábitos alimentares saudáveis.
Pois oaspecto nutricional na infância reflete diretamente no desenvolvimento saudável do individuo ao longo de sua vida e, conseqüentemente abrange o bem estar físico, social e mental.
“A criança má nutrida não pode participar das atividades escolares como deveria se estivesse bem alimentada. A capacidade intelectual é, portanto, proporcional a uma boa alimentação, a uma boa nutrição.” (SALGADO, J.M2005, p.97)

Nesse sentido, a merenda escolar é fundamental, pois ela pode influenciar no desempenho do aluno.
Por isso o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece com a função do Estado a de assegurar a alimentação de qualidade nas escolas.
Diante deste fato, torna-se necessária a preocupação com a alimentação escolar, já que esta substitui uma refeição e para algumas crianças ela é aprincipal refeição diária.
É na infância que se fixam atitudes e práticas alimentares que poderão persistir por toda idade adulta, por isso a necessidade de uma intervenção das escolas por uma dieta sadia e nutritiva, baseada nos padrões de qualidade nutricional.
Parte daí a preocupação dos profissionais da saúde, principalmente dos Nutricionistas, de que o cardápio da merenda escolar ofereça aquantidade e qualidade de nutrientes necessárias para garantir além do desempenho escolar ótimo, uma melhor qualidade de vida.
Apesar do PNAE ser destinado a todos os alunos, presenciei que na escola EMEF MARECHAL DEODORO DA FONSECA, dos 50 alunos entrevistados do 4• ano do ensino fundamental, 17 deles (34%) deram preferência ao lanche que trouxeram de casa (Biscoitos recheados, Salgadinhos, SucosIndustrializados, Refrigerantes, etc).
“Seus lanches devem ser cuidadosamente escolhidos de forma que sejam densos em nutrientes; eles não devem ser limitados a biscoitos, refrigerantes como soda e batatas fritas” (MAHAN e STUMP, 2002, p.237)

Tal comportamento que por maioria das vezes é supervisionado pela família ou mesmo é incentivado devido à facilidade no preparo, aliado a praticidade que atecnologia nos proporciona, aumentando o sedentarismo e elevando as possibilidades desses alunos a desenvolverem a obesidade e seu agravo pode levar a pressão alta e diabetes, sendo as duas ultimas também conhecida como morbidades crônicas não transmissíveis.
Essa é uma das maiores preocupação do Nutricionista, pois o trabalho deles é oferecer um cardápio adequado que supra pelo menos 15% dasnecessidades nutricionais diárias dos alunos, e para isso, cada refeição deve conter pelo menos um alimento de cada grupo alimentar: construtores, energéticos e reguladores.
Em minha entrevista resolvi ressaltar algumas perguntas para a Professora Fátima Gomes de Queiroz, que foram utilizadas na sua sala de aula com os alunos:




Metodologia

A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto sobre merenda escolar
  • merenda escolar
  • Merenda escolar
  • Merenda escolar
  • Merenda escolar
  • Merenda Escolar
  • Merenda Escolar
  • Merenda EScolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!