Trabalho sobre a independecia dos estados unidos

Páginas: 5 (1126 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTRODUÇÃO


A pesquisa a seguir mostrará aspectos importantes da independência dos Estados Unidos tais como: Colonizadores, momento histórico, motivos, e guerra. Sua independência foi considerada a Primeira Revolução Americana, sendo guiada por ideais iluministas, principalmente de John Locke, que condenava o absolutismo e defende a liberdade dos cidadãos. Esse movimento determinou o fimdo domínio da Coroa Inglesa sobre as 13 colônias americanas, que hoje é chamada de Estados Unidos da América (USA).

























DESENVOLVIMENTO

A colonização dos Estados Unidos, foi dividida em duas partes principais, nas quais são mais estudadas quando se trata de independência americana: As Colônias do Sul (Virginia, Carolina do Sul e Georgia porexemplo) e as Colônias do Norte (Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island, Connecticut, etc). Havia também as Colônias do Centro (Nova York, Nova Jersey, Pensilvania, etc.) O modelo de colonização variava de região para região. Enquanto no norte foram colonizados sob modelo de colônia de povoamento, o sul foi colonizado sob modelo de colônia de exploração.
- Colônias do Norte : região colonizadapor protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. Chegaram na América do Norte com o objetivo de transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias. Também chamada de Nova Inglaterra, a região sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes características: mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades eprodução para o consumo do mercado interno.
- Colônias do Sul : colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração. Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.
As divergências existentes na Europa entre a Françae a Inglaterra pela hegemonia mundial acabaram por chegar à América, devido aos conflitos pela exploração do comér­cio colonial. Em 1756, iniciou-se a Guerra dos Sete Anos, em que a In­glaterra, envolvida com outros palcos do conflito, deixou praticamente aos colonos a defesa de suas posses­sões na América. A luta contra os franceses e seus aliados indígenas despertou nos colonos um fortesenti­mento de autoconfiança, bem como a consciência de sua força militar. Pela primeira vez, as Treze Colônias uni­ram-se em torno de um ideal comum que mais tarde culminaria na Independência dos Estados Unidos. Vários líderes militares surgiram neste conflito, destacando-se a figura do aristocrata George Washington. Embora seja vencedora, a Inglaterra fica em péssima situação financeira. Em Londres, oParlamento resolve penalizar os colonos com parte dos custos da guerra. A revolta surge e aumenta com a proibição inglesa de posse das terras conquistadas dos franceses pelos norte-americanos, obrigando-os a viver apenas próximos do litoral. 
Por isso, A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leispodemos citar: Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa),  Lei do Selo (todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas).
Estas taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de protesto mais conhecidos foi aFesta do Chá de Boston ( The Boston Tea Party ). Vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todo carregamento no mar. Este protesto gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos habitantes os prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.
Em 1774, os colonos do norte resolveram promover um congresso para tomarem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre os estados unidos
  • independecia dos estados unidos
  • independecia dos estados unidos
  • sobre os Estados Unidos
  • Sobre os Estados Unidos e Alemanha
  • Trabalho de história Estados Unidos
  • Estados Unidos Trabalho Ingles
  • Trabalho Liberalismo Nos Estados Unidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!