Trabalho Sobre união homoafetiva

Páginas: 18 (4291 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2013

CAMPUS ALPHAVILLE

CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA



Exposição Casamento Gay na Midia

Profº. Geraldo


Desiree Gomes Moreno A808GC-1
Juliane Bezerra Antonio B03AHJ-6
Mayara Fernanda Freitas B14710-5
Paloma Ap.C.S.Moreira A9426D-4





Santana de Parnaíba/SP
Maio/2013
SUMÁRIO


CAMPUS ALPHAVILLE 1SUMÁRIO 2
1. Introdução 3
2. Metodologia do Trabalho (Objetivo) 8
3. Abaixo apresentaremos o seguinte conteúdo: 8
O casamento gay foi legalizado no Brasil (vários pastores e padres do Rio tem participação nisto) 9
Casamento entre pessoas do mesmo sexo deve ser aprovado na França 10
Casamento gay: a pauta é diferente nos EUA e no Brasil 10
Nesta terça-feira, a França se tornou o 14º a aprovaruma lei. 11
Primeiro país a aceitar o casamento gay foi à Holanda, em 2001. 11
4. Discussão dos resultados fanais 15
5. Considerações Finais 16


















1. Introdução

1.1 A Visão Histórica Homossexual - origem etimológica grega, significando homo ou homoe, que exprime a idéia de semelhança, igual, análogo, ou seja, homólogo ou semelhante ao sexo que a pessoaalmeja ter.
A prática homossexual acompanha a história da humanidade e sempre foi aceita, havendo somente restrições à sua externalidade, ao comportamento homossexual.
Na Grécia antiga, fazia parte das obrigações do preceptado “servir de mulher” ao seu preceptor, e isso sob a justificativa de treiná-lo para as guerras, onde inexistia a presença de mulheres.
Nas Olimpíadas gregas, os atletascompetiam nus, exibindo a beleza física, sendo vedada a presença das mulheres na arena, pois não tinham capacidade para apreciar o belo. Também nas manifestações teatrais os papéis femininos eram desempenhados por homens transvestidos ou com o uso de máscaras. Por evidente que essas eram manifestações homossexuais.
O maior preconceito contra o homossexualismo provém das religiões. A concepção bíblicavem do preceito judaico, na busca de preservação do grupo étnico. Toda relação sexual deveria dirigir-se à procriação. Daí a condenação do homossexualismo masculino por haver perda de sêmen, enquanto que o feminino era considerado mera lascívia.
A Igreja Católica considera uma aberração da natureza, transgressão à ordem natural, uma verdadeira perversão, baseada na filosofia natural de São Tomásde Aquino no sentido de que sexo se destina fundamentalmente à procriação, daí serem anti-naturais a masturbação, a homossexualidade e o sexo sem procriação. Por coerência, deveria vedar o casamento de mulheres na menopausa ou de pessoas que se sabem estéreis. Ao depois, pratica-se mais o sexo recreativo do que o procriativo. Já o Estado não pode invocar a procriação, até porque refreia anatalidade e cada vez mais o aborto está sendo legalizado. O fundamento para negar juridicidade à relação homoafetiva é que desvalorizaria o sentido social do sexo, a base da vida familiar, sendo o casamento heterossexual é a base central da sociedade moderna. Há, porém, uma certa corrente que considera o casamento, instituição criada pela burguesia após a Revolução Francesa, extremamente liberticida.Seria uma contradição ao liberalismo e uma interferência indevida do Estado. Sullivan, um escritor americano, aponta a conveniência do casamento gay. Os casais se incorporariam aos esforços para restaurar os valores familiares. Os casamentos heterossexuais se fortaleceriam, pois não seriam realizados por mera conveniência. Ao serem absorvidos, seriam tão conservadores como os heterossexuais.


1.2As Causas possíveis - Na área da Psicologia, a homossexualidade é encarada como um distúrbio de identidade, e não como uma doença. Também não é hereditária nem é uma opção consciente ou deliberada. Para o psicólogo Roberto Graña, é fruto de um determinismo psíquico primitivo, que tem origem nas relações parentais desde a concepção até os 3 ou 4 anos de idade, quando se constitui o núcleo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho união Homoafetiva
  • estudo de caso sobre uniao homoafetiva
  • argumentação juridica sobre uniao homoafetiva
  • Decisao do stf sobre uniao homoafetiva
  • Trabalho sobre a empresa União
  • Trabalho sobre União Europeia
  • União Homoafetiva
  • União homoafetiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!