Trabalho Sobre Transformadore1

584 palavras 3 páginas
Trabalho sobre transformadores – 2º Bimestre
1 Definição de transformadores
Transformadores são equipamentos elétricos cujas finalidades são isolar circuitos, diminuir ou elevar uma tensão. Também servem para ajustar impedâncias entre diferentes circuitos, entre outras utilidades.
Basicamente os transformadores possuem dois tipos de enrolamentos: o primário e o secundário correspondentes aos circuitos de entrada e saída respectivamente. A função deste sistema consiste na transferência de potencia do enrolamento primário para o secundário.
Entretanto na prática, ocorre perda de potencia nesta transferência, ocasionada por diversos fatores, entre os quais a resistência dos fios, correntes pelo núcleo, entre outros.
Os transformadores devem possuir no mínimo dois enrolamentos já citados. Ambos atuam de forma independente entre si, mas sofrem ações do campo eletromagnético, principalmente em transformadores cujo núcleo é feito com material ferromagnético.
No enrolamento primário utiliza-se a tensão de entrada, ou seja, a tensão que se deseja transformar. No enrolamento secundário obtém-se a tensão de saída transformada, ou seja, a tensão necessária para uma determinada utilização.
A tensão do enrolamento secundário depende da quantidade de espiras (voltas) entre o primário e o secundário e da tensão aplicada no primário.
Basicamente os transformadores classificam-se pelo núcleo:
- Núcleo de ferro: utilizado em fontes convencionais para a isolação de circuitos e para obter-se a tensão desejada.
- Núcleo de ferro com dois enrolamentos primários: Utilizado quando há a necessidade da aplicação de diferentes tensões em seu primário, como por exemplo, 110V ou 220V. Este tipo refere-se ao objeto de estudo deste trabalho, sendo considerado transformador rebaixador.
- Núcleo de ferro com dois enrolamentos secundários: Empregado quando são necessárias duas tensões de saída.
- Com tomada central (TAP) no secundário: utilizado quando se deseja operar com retificação de onda

Relacionados