Trabalho sobre tipos estacas

Páginas: 8 (1777 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
Nome: Rafael Antunes
Disciplina: Construção Civil I
Trabalho de Estacas
1. ESTACAS

São elementos alongados, cilíndricos ou prismáticos que se cravam com um equipamento chamado bate estaca ou se confeccionam no solo de modo a transmitir as cargas das construções a camadas profundas do terreno, quando o solo compatível com a carga se encontra a mais de 3 (três) metros de profundidade. Dentreos principais materiais empregados na confecção de estacas destacam-se:

1.1. MADEIRA

As estacas de madeiras são troncas de árvores bem retas e regulares cravados normalmente por percussão isto é golpeando o topo da estaca com pilões em queda livre, é importante saliente que durante a este processo a cabeça da estaca deve ser envolvida com um anel de aço com intensão de manter suaintegridade evitando seu rompimento através dos golpes e uma ponteira metálica pra facilitar sua penetração. Do ponto de vista estrutural a carga admissível da madeira depende do seu diâmetro composição e tipos de fibras da madeira empregada.
No Brasil a madeira mais empregada é o eucalipto usado provisoriamente, pra obras definidas usa-se “madeiras de lei” como peroba, aroeira, maçaranduba e ipê. Asqualidades que a madeira deve atender são durabilidade e resistência ao choque. Quando submersa a duração da madeira é ilimitada por outro lado se estiverem à variação do nível d’água apodrece rapidamente pela ação de fungos aeróbicos, desgaste mecânico, o que pode ser evitado aplicando-se substâncias protetoras como sais tóxicos a base de zinco, cobre ou Mercúrio.

Como vantagens vale destacar: Baixo custo;
Fácil emenda;
Boa resistência a esforços dinâmicos de cravação e a resistência de esforços de levantamento e transporte.

Já como desvantagens é importante frisar que:

Como estacas a limitação de carga e comprimento. 

1.2. AÇO (METÁLICAS)

As estacas metálicas são constituídas essencialmente por peças de aço laminado ou soldado tais como perfis I e H, trilhos, geralmentereutilizado após sua remoção de linhas férreas devidas o desgaste. Hoje em dia já não existe preocupação com o problema de corrosão das estacas metálicas quando permanecem inteiramente enterradas em solo natural por que a quantidade de oxigênio é tão pequena que não permite a propagação do componente responsável pela oxidação, em relação ao contato direto com a água o aço não corroí por já serfabricado com componentes extremamente resistentes á ação da água onde o desgaste pode ser de 1mm em dezenas de anos em contato direto de modo que não altere sua estabilidade (FABIO DOMINGOS PANNONI, 2006).

Como vantagens: 

Bom trabalho á flexão;
Facilidade de corte e emenda;
Facilidade de transporte;
Elevada capacidade de carga;
Facilidade de cravação em quase todo tipo de solo;
Dispensade vigas de equilíbrio.

As desvantagens são:

Problema de corrosão que deve ser objeto de estudo pra cada caso;
Custo elevado;

1.3. CONCRETO (MOLDADAS IN LOCO)

São fragmentos de concreto armado ou protendido com secção quadrada, ortogonal, circulares vazadas ou não, cravadas no solo com o auxilio de bate estaca por percussão, prensagem ou vibração. A cura do concreto é feita a vapor demodo permitir a desforma e o transporte da mesma da mesma no menor tempo possível. Lembrando que a cura a vapor só acelera o ganho de resistência nas primeiras horas, mas não diminui o tempo necessário para que o concreto atinja sua resistência total. Para não onerar o custo de transporte das estacas, desde a fábrica até a obra, o seu comprimento é limitado a 12 metros. Por isso, quando seprecisar de estacas com mais de 12 metros as peças devem ser emendadas. Essas emendas podem ser constituídas por anéis metálicos ou por luvas de encaixe tipo ”macho e fêmea” quando as estacas não estiverem sujeitas a esforços de tração tanto na cravação quanto na utilização, ou em caso contrário, emenda do tipo soldável.
A carga máxima estrutural das estacas pré-moldadas é em geral indicada nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre estacas
  • Trabalho Sobre Estacas Final
  • Trabalho sobre os tipos de vitaminas
  • Trabalho Sobre Tipos De Facas
  • Trabalho sobre tipos de pressões
  • Trabalho sobre tipos de sistemas
  • Trabalho sobre Tipos de Florestas
  • Trabalho sobre tipos de rochas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!