TRABALHO SOBRE TERAPIA EM GRUPO

Páginas: 5 (1076 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2014
TRABALHO DE TERAPIA EM GRUPO
Associação sobre a "Perspectiva centrada no Cliente de Carl Rogers
Aulas & Vídeos
No âmbito, dos vídeos assistidos onde: Cal Rogers sendo entrevistado, Cal aplicando uma terapia individual no meio de uma prateia, Conversa com Cal em um aconselhamento psicológico e o Grupo de encontro realizado com integrantes da equipe do centro de estudo de pessoas na visãoPerspectiva centrada no Cliente, Vale dizer que Rogers é um teórico de visão humanista, e, visa o desenvolvimento constante, assume uma postura educativa para cultivar em cada individuo o seu potencial mais elevado enquanto ser humano. Busca-se o crescimento pessoal além das fronteiras do mero ajustamento às situações objetivas. Rogers defende ainda que se quisermos compreender uma pessoa, devemospenetrar no seu mundo, feito de diferentes significados e podemos realizá-lo manifestando empatia.
O modelo terapêutico proposto por Rogers, no âmbito da Abordagem Centrada na Pessoa e que designou por Aprendizagem Centrada ao Terapeuta e ao educador, tem como objetivo principal permitir ao aluno, ao cliente ou paciente uma participação ativa no seu processo de aprendizagem, ou, se quisermos, noseu processo de crescimento pessoal, no pressuposto de que esta cooperação melhora a eficácia da ação do comportamento, de “Eu” interior e conseqüentemente exterior.
A Perspectiva centrada no cliente pretende-se analisar e conhecer esta forma de fazer a psicoterapia. E também dar uma especial atenção à relação terapêutica. Ao analisar podemos dizer que está forma de psicoterapia além de serextremamente humanista leva o cliente ter uma participação ativo no processo psicoterapêutico. Esta forma de fazer a terapia põe a tônica na pessoa e não no seu problema, teorias que enfatizam os problemas da pessoa e o terapeuta são responsáveis pela terapia. A psicoterapia centrada no cliente requer que o terapeuta age de forma congruente e genuína no processo terapêutico. Assim, o processoterapêutico terá mais valor, atrai o cliente e deixando-o mais confiante. Coloca em evidência à possibilidade da pessoa ser responsável pela sua mudança.
Na sua evolução, as idéias do autor passam do campo exclusivo para serem aplicadas em áreas como os Grupos, as Organizações e a Educação. Ao longo de cada assunto apresentado nos vídeos Cal foi clarificando as suas idéias e daí as mudanças denomenclatura por si operadas fossem consideradas como atualizações do seu modelo teórico. Rogers definiu aprendizagem como sendo uma "insaciável curiosidade" inerente ao ser humano e que a sua essência é o significado, o que significa que o foco está no processo e não no conteúdo da aprendizagem. O professor deve ter em conta que os alunos aprendem aquilo que para eles é significativo.
No que se refere àmudança o terapeuta tem que “aceitar a si mesmo” e não apenas o cliente. Porque o terapeuta tem que servir de um modelo de uma pessoa ideal. Só Assim o processo de mudança pode ocorrer. Na psicoterapia centrada no cliente, o cliente tem a chave para sua recuperação e papel do terapeuta seria ensinar o cliente a usar esta chave para poder abrir a sua recuperação. É fácil perceber como é apreocupação desta teoria em pôr em evidência a pessoa na terapia, sabe um estudo como este singelo trabalho serve para mim muito para a nossa formação na Reabilitação em Dependentes Químicos e para o meu “Eu”. E me Permite ter uma visão mais vasta sobre as psicoterapias e de como um psicólogo teve atuar em uma comunidade terapêutica e principalmente como eu devo atuar.
Neste sentido, entendemos que aqualidade da aprendizagem e o ato de aprender, não dependem apenas de um suposto coeficiente de inteligência ou do domínio de métodos e técnicas de estudo, mas sim de um ambiente (clima) que seja facilitador dessa aprendizagem e crescimento. Desta forma, escola e professores podem ter um papel importante na descoberta dos interesses dos alunos e desenvolvê-los de forma a criar hábitos de pesquisa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho em Grupo sobre a Startup
  • Trabalho sobre o grupo Paulistinha
  • Trabalho sobre dinâmica de grupo
  • Trabalho sobre grupos sociais
  • Trabalho Em Grupo Sobre Selection Sort
  • Trabalho Sobre O Grupo Petr Polis
  • TRABALHO EM GRUPO SOBRE A GUA 1
  • TERAPIA DE GRUPO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!