Trabalho sobre_Sun Tsu

622 palavras 3 páginas
O Sun Tzu escreve um capítulo com o nome "Manobras" e, dois capítulos depois, me aparece com um chamado "Sobre a movimentação"! Por que não faz um só, se as duas coisas são quase a iguais?
No entanto, fica-me a impressão de que as "manobras" enfatizam mais a organização do exército (mesmo no campo de batalha) e de que as "movimentações" dizem mais respeito ao posicionamento do exército frente ao inimigo e à topografia, descrição de um terreno, movimentação perante o mesmo.
Sun Tzu começa o capítulo destacando condições básicas que é necessário conhecer para se dar bem. Todas tem a ver com posicionamento do exército em relação à topografia e ao inimigo) Sun Tzu diz que um importante aspecto para se levar em consideração nos preparativos para uma batalha é se avaliar o terreno onde irá se montar acampamento e onde a batalha eventualmente será travada. Sendo assim, de início ele faz quatro recomendações:
Pois a movimentação precisa e feita de forma sabia traz aos militares um resultado de planos e estratégias mais vantajosa para ganhar. Determinam a mobilidade e eficiência das tropas.
Sun Tzu diz que:
Se fores acampar no sopé (base de montanha) de uma montanha, monte ou morro, acampe no lado onde dá para o sol.
Pois segundo Tzu, geralmente é nesse lado, onde há vegetação, rio, e o ar é bom e agradável. Assim evitando que suas tropas fiquem doente.
Utrazendo assim uma vantagem maior para a vitória
Em caso de acampares próximo há um rio, acampe perto da nascente e enviei batedores para conhecer os baixios(Banco de areia ou rochedo, que fica submerso nos mares e rios )e vaus(porção de água onde esta é pouco funda e por isso pode ser transposta a pé ou a cavalo.), além de possíveis rotas para se atravessar.
Tzu também recomenda que deve-se acampar em terras altas próximo ao rio, para evitar possíveis enchentes, como também isso facilita a visualização.
Em caso do inimigo tentar atravessar o rio, ele aconselha que deixe que metade atravesse para se começar

Relacionados