Trabalho Sobre Segurança em Redes Wireless

Páginas: 10 (2438 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

SUMÁRIO


1 Introdução 4
2 Criptografia 4
3 WEP 4
3.1 WEP - Algoritmo RC45
3.2 WEP - Tipos de autenticação 5
3.3 WEP - Falhas de segurança 6
4 WPA7
4.1 WPA - Protocolo TKIP 7-8
5 WPA2 9
5.1 WPA2 - Algoritmo AES 10
6Conclusão 10







































1. Introdução

As redes sem fio se expandiram rapidamente que foram utilizadas como padrão para a conexão de computadores em determinados setores do mercado de trabalho bem como em ambientes domésticos.Com o aumento da utilização das redes sem fio também aumentou a quantidade de usuários vítimas de invasões que tiveram suas conexões ou até mesmo dados importantes acessados ou roubados. Grande parte do problema de segurança pode ter sua origem nos fabricantes que tentam tornar seus produtos amigáveis para o usuário.
Hoje em dia a maioria dos roteadores já vem de fábrica com a rede sem fiohabilitada, é só retirar o dispositivo da caixa e conectar a tomada elétrica que o mesmo já irá operar normalmente, na maioria das vezes sem qualquer segurança.
Em conseqüência qualquer computador com dispositivo wireless nas proximidades terá acesso à sua rede. Isso inclui os computadores do seu vizinho que poderão navegar na Internet de graça enquanto você é que paga a conta.
É necessáriodesabilitar a funcionalidade de rede sem fio do seu roteador, se não for utilizar, ou habilitar a criptografia, caso queira ter acesso via rede sem fio.
2 O que é Criptografia ?
A criptografia é um conjunto de técnicas para esconder informação de acesso não autorizado. Transforma um conjunto de informações legíveis , como um texto por exemplo, em um conjunto de caracteres impossível de sercompreendido.
3. WEP - Privacidade equivalente aos fios
O protocolo WEP, foi o primeiro protocolo de criptografia lançado para redes sem fio. O WEP é um sistema de criptografia adotado pelo padrão IEEE 802.11. O funcionamento do WEP pode ser dividido em duas partes: autenticação, encriptação e decriptação de mensagens. Ele é todo baseado na troca de quadros encriptados pelo algoritmoRC4.Utiliza uma senha compartilhada para criptografar os dados além de fornecer apenas um controle de acesso e de privacidade de dados na rede sem fio. As chaves de acesso utilizam 64 ou 128 bits e o algoritmo RC4 para criptografar os pacotes, que são transmitidos pelas ondas de rádio. Além disso, faz uso de uma função detectora de erros para verificar a autenticidade e dados.
3.1 WEP - AlgoritmoRC4
O algoritmo RC4 foi criado em 1987 por Ronald Rivest.Possui duas funções básicas: a primeira é gerar um "código" que será usado para encriptar e decriptar (KSA) e a segunda para realizar a criptografia propriamente dita da mensagem com o uso deste código (PRGA).
A função KSA, que significa algoritmo escalonador de chaves, é responsável por gerar uma permutação do conteúdo de uma chave...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO SOBRE REDES SEM FIO ( WIRELESS )
  • Seguranca em rede wireless
  • Segurança em redes wireless
  • Segurança em redes wireless
  • Segurança de redes wireless
  • Pesquisa sobre segurança wireless
  • TRABALHO DE REDES CABEAMENTO E WIRELESS
  • Redes wireless: vulnerabilidades e técnicas de segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!