TRABALHO SOBRE PIB

1408 palavras 6 páginas
1. O que é PIB?
PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado.
O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.

2. Como o PIB é calculado?
O PIB pode ser calculado de três formas diferentes: pela ótica da oferta, pela ótica da demanda ou pela ótica do rendimento do PIB não deve variar de acordo com o método de cálculo utilizado. Os três diferentes métodos de cálculo do PIB devem sempre apresentar o mesmo resultado.
Desde 1990, o cálculo e a divulgação do PIB brasileiro são realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – órgão federal subordinado ao Ministério do Planejamento.

2.1 Cálculo do PIB pela ótica da demanda
De acordo com a ótica da demanda, o valor do PIB é calculado a partir das despesas em bens e serviços de utilização final contraídas pelos diversos agentes econômicos. É importante salientar que esse tipo de cálculo exclui todos os bens e serviços intermediários utilizados na produção dos bens e serviços finais. Ele inclui a despesa das famílias em bens de consumo (consumo privado), a despesa do Estado em bens de consumo (consumo público) e a despesa das empresas com investimento em bens de capital (formação bruta de capital fixo) e em existências de matérias-primas e produtos (variação de existências).
A utilização da despesa interna como base de cálculo do PIB deve também considerar a soma das exportações e a subtração das importações do país durante o período de apuração, já que os bens exportados são somados no país para o qual o produto seguirá.

PIB = C + G + O + (Q – M)
C = CONSUMO PRIVADO G = CONSUMO PÚBLICO
O

Relacionados