Trabalho Sobre Os Principios De Governo E Divisao De Poderes Em Rosseua

342 palavras 2 páginas
1. Caracterize a natureza e o principio de governo na Republica (democracia e aristocracia) ; na monarquia e no despotismo.

A natureza e principio de governo em uma republica quando o povo possui todo o poder, isso se caracteriza uma democracia, já quando o poder soberano esta em poder de parte do povo, isso se caracteriza em uma aristocracia.
Tanto na democracia ou na aristocracia uma das leis em que se fundamenta esse o estado republicano é o direito ao sufrágio ou seja o direito ao voto ou declaração de opinião sobre a política de estado empregada.
Já na monarquia a natureza de governo se da quando apenas o monarca é o soberano, ou seja, uma monarquia absolutista, mas a monarquia pode ser parlamentar quando existe um parlamento que limita os poderes do monarca já pela sua constituição o monarca consentiu-o este direito ao parlamento, o parlamento representa uma espécie de aristocracia que representa o direito ao sufrágio do povo.
Já no despotismo o principio de governo é o medo e o temor, ou seja, quando um homem faz valer sua vontade através da força.

2. Explique a teoria da divisão do poder em Montesquieu
Montesquieu utiliza-se das ideias desses pensadores como Locke e o filosofo Aristóteles, e com isso explica e sistematiza a divisão dos poderes. Ele acreditava que para evitar governos absolutistas e evitar a produção de leis tirânicas, seria de suma importância estabelecer uma autonomia e limites para cada poder. Com isto, principiou-se a ideia de que só o poder controla o poder, por isso o sistema de freios e contrapesos, onde cada poder é autônomo e deve exercer determinada sua função, porém, este poder deve ser controlado pelos outros poderes, sendo então independentes e harmônicos entre si.
Neste sistema, fez-se a seguinte divisão dos poderes do Estado: Legislativo, Executivo e Judiciário. O poder Legislativo tem a função de legislar e fiscalizar; o Executivo, administrar ; já o Judiciário, julgar, aplicando a lei a um caso concreto que lhe é

Relacionados

  • Estado democrático
    2233 palavras | 9 páginas