Trabalho sobre ngulos e tri ngulos7 G

387 palavras 2 páginas
Trabalho sobre ângulos e triângulos ÂNGULOS ADJACENTES

Os ângulos AÔC e CÔB não possuem pontos internos comuns:

Os ângulos AÔC e AÔB possuem pontos internos comuns:

Os ângulos CÔB e AÔB possuem pontos internos comuns: Verifique que os ângulos AÔC e CÔB são consecutivos e não possuem pontos internos comuns. Por isso eles são denominados ângulos adjacentes. Ângulos complementares
Na geometria euclidiana, dois ângulos complementares são ângulos cujas medidas somadas resultam em 90 graus ou π/2 radianos.Por exemplo, o ângulo \alpha e o ângulo 90 - \alpha são complementares.
Propriedades dos ângulos complementares:
Em geometria euclidiana, os dois ângulos agudos em um triângulo retângulo são complementares. Isto acontece porque, sendo a soma dos ângulos internos de um triângulo 180 graus e um ângulo é de 90 graus, sobra para os outros ângulos 90 graus triangulo reto.
Quando se tem dois ângulos adjacentes complementares, esses dois ângulos juntos formam um ângulo reto. Ângulos suplementares

Em geometria, dois ângulos suplementares são ângulos que somados, dão 180 graus.Por exemplo, o ângulo \alpha e o ângulo 180 - \alpha são suplementares.
Ângulos suplementares, são aqueles cuja soma de dois ou mais, o resultado é 180. Podem ter várias formas, desde que, somando-os, o resultado seja igual a 180.
Por exemplo: 47º + U = 180º U = 180º - 47º U = 133. Ângulos verticalmente opostos
Dois ângulos são verticalmente opostos quando têm o mesmo vértice e os lados de um estão no prolongamento dos lados do outro.

Dois ângulos são verticalmente opostos quando têm o mesmo vértice e os lados de um estão no prolongamento dos lados do outro.

Ex.: ∢AVB e ∢DVC são verticalmente opostos.

Dois ângulos verticalmente opostos têm a mesma amplitude: a = b

Duas rectas concorrentes formam dois pares de ângulos

Relacionados