Trabalho Sobre Morte Encef Lica E Doa Es De Rg Os

2723 palavras 11 páginas
1. Definição de morte encefálica

Morte encefálica é a parada total e irreversível de todas as funções encefálicas de causa conhecida e constatada de modo indiscutível, caracterizada por coma aperceptivo, com ausência de resposta motora supra-espinhal e apnéia [1].
O conceito moderno de morte encefálica foi cientificamente definido como cessação da vida. Começou a ser moldado em 1959, pelos franceses Mollaret e Goulon, que descreveram uma série de casos de pacientes em coma irreversível (Mollaret P e Goulon M. Le coma dépassé. Rev Neurol (Paris). 1959; 101: 3-15.). Em 1968 na Universidade de Harvard, uma comissão de juristas, médicos e religiosos definiu os primeiros critérios do coma irreversível, como um novo conceito de morte[2].Os critérios definidos para morte encefálica variam ao redor do mundo, devido a questões culturais e jurídicas[3] . Cientificamente, todas as sociedades fundamentam o diagnóstico no exame clinico neurológico que confirme a irreversibilidade do coma e a falência do tronco cerebral. Em relação a exames específicos, estes devem ser complementares, muitos países os dispensam como necessários ao diagnóstico, uma vez que não existe “exame confirmatório” de morte. Todos os exames utilizados hoje (eletroencefalograma, arteriografia, doppler, SPECT, cintilografia...) isoladamente, sem a história e exame neurológico adequado, de forma alguma auxiliam ou mesmo confirmam o diagnóstico. Recentemente a Sociedade Americana de Neurologia definiu algumas orientações para o diagnóstico de morte encefálica [4].
No Brasil o critério de morte encefálica foi introduzido, em 1968, por conta do primeiro transplante realizado a partir de órgão cadavérico e foi baseado apenas em critérios eletroencefalográficos[5]. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HCFMUSP) foi o pioneiro a realizar o transplante cardíaco na América Latina, poucos meses após o primeiro transplante ter ocorrido na Cidade do Cabo (África do Sul) [6], onde, no dia 3 de

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas