TRABALHO SOBRE KANDINSKY

557 palavras 3 páginas
Kandinsky

“ Eu andava em busca de determinada hora, que era e é a mais bela do dia em Moscou...Por um instante, o sol faz com que toda a cidade fique misturada em um única mancha.”
Sua compreensão sobre a arte foi além dos parâmetros de sua época. Assim, podemos definir o pai da pintura abstrata*, Wassily Kandinsky, como um dos nomes mais importantes da arte moderna.
Nascido em 1866, de um família da alta burguesia russa (Moscou), Kandinsky encontrou definitivamente toda a inspiração na cidade de Munique, na Alemanha. Na época, o artista optou pela cidade alemã em vez de Paris, por causa da atmosfera de contos de fadas das ruelas e dos telhados antigos – que o remetiam a sua infância – e também por ser uma das capitais da vanguarda artística. Munique vivia o momento máximo de esplendor do modernismo.
Um dos pontos que levaram o artista a chegar ao abstracionismo, foi uma série de telas de montes de feno do impressionista Claude Monet. Kandinsky percebeu que o poder da cor bastava para atingir seu efeito, independente do objeto em questão, mesmo não definido totalmente em sua mente, esta foi a chave que marcaria sua carreira: a abstração da representação.
Durante todo o processo de encontrar sua verdeira arte, Kandinsky foi professor na lengendária escola Bauhaus, fundada em 1919, pelo arquiteto Walter Gropius. Lá, ele começou a trabalhar, ministrando um curso teórico e prático de pintura.
Em consequência de sua atividade docente e da prática como pintor, publicou o ensaio "Ponto e linha sobre plano", sobre o exercício da pintura abstrata - elaborado com seu colega e amigo Paul Klee - uma teoria semelhante à usada pelos músicos para compor. Kandinsky percebeu que, por trás de sua pintura, estava o que realmente lhe interessava, já que a forma sempre teve importância secundária. Em suas obras buscava o equilíbrio instável entre elementos opostos, por isso os títulos de seus trabalhos na época da Bauhaus eram formados por pares de palavras opostas, como

Relacionados