Trabalho sobre islã

Páginas: 7 (1520 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
Islã - Entre a Paz e o Terrorismo -'' الإسلام - بين السلام والإرهاب''

O islamismo é a religião que mais cresce no mundo. Prevê-se que, a partir dos próximos anos, deverá ultrapassar o cristianismo, a religião dominante. Há mais de l ,3 bilhão de muçulmanos no mundo.
A maior concentração está na Ásia e na África, embora tenha se expandido muito na Europa, nos Estados Unidos e nas ex-repúblicassoviéticas.
"Assassinato em nome de Alá"
Miséria e falta de democracia, «aliadas ao nacionalismo, fazem o caldo no qual nasce o radicalismo
Essas são as duas faces do Islã. De um lado, o terrorismo radical, que elegeu os Estados Unidos como a representação de todo o mal que existe no mundo ocidental; de outro, o Islamismo, que prega o respeito por outras crenças e se autoproclama a religião dapaz.

O Islã da Paz - '' الإسلام من أجل السلام ''

A religião de Maomé tem por base o seu livro sagrado - o Alcorão ou Corão, que teria sido revelado ao profeta pelo anjo Gabriel. Como texto sagrado, só pode ser tocado pelo fiel, que deve decorar pelo menos doze de seus versos, após o ritual de purificação (banho parcial ou total).
Atualmente, os muçulmanos formam uma comunidade religiosacomo outras existentes no mundo. Estão divididos em duas correntes distintas, que se formaram após a morte do fundador da religião islâmica. A principal divergência entre elas está na escolha do sucessor do chefe religioso. A corrente xiita afirmava que Ali Abu Taleb, primo e genro de Maomé, deveria sucedê-lo, por isso os xiitas até hoje atribuem a liderança religiosa à descendência do profeta.Hoje, apenas cerca de 10% dos fiéis seguem esse pensamento.
Os sumias, que compõem mais de 90% dos islâmicos, conferem aos quatro califas, companheiros de Maomé, os direitos da sua sucessão.
Em muitos países, há rivalidades entre as correntes e, dentro delas, existem seguidores mais moderados e adeptos mais radicais.
Os xiitas têm seus líderes espirituais (imãs) e sua própria interpretação doCorão. Não podemos esquecer, no entanto, que extremistas existem em quase todas as religiões. Se chamássemos todos os muçulmanos de terroristas, correríamos o risco de ser tão intolerantes quanto os próprios radicais islâmicos.

O Islã fundamentalista - الأصولية الإسلام

Em 1924, Mustafá Kemal Ataturk determinou a separação entre o Estado e a religião islâmica, criando a república secular daTurquia. Muitos adeptos do islamismo nunca se conformaram com essa situação, temendo que a modernidade dos costumes ocidentais contaminasse seu povo. Esses fiéis extremistas recebem o nome de fundamentalistas ou integristas islâmicos e, embora afastados da política, sempre agiram nos bastidores, como oposição ao governo. A prática de atos terroristas foi e tem sido a forma mais comum de manifestar essaoposição.

A Revolução Islâmica do Irá
"Os Estados Unidos são o grande Satã."
(Aiatolá R. Khomeini)

Os radicais islâmicos só voltaram ao poder em 1979, quando uma revolução islâmica derrubou o governo do xá Reza Pahlevi, que, apoiado pêlos Estados Unidos, procurou instalar um regime com características ocidentais no Ira.
O líder da revolução, aiatolá Khomeini, declarou o país uma RepúblicaIslâmica, a si mesmo como autoridade suprema e os Estados Unidos como o grande inimigo, por ter apoiado a sangrenta ditadura do xá.
Como uma teocracia, o Ira é regido por leis religiosas, baseadas no livro sagrado do Corão. As Forças Armadas, a polícia e os serviços de segurança são controlados pelo chefe espiritual, que tem o título de aiatolá. Todas as leis aprovadas pelo Parlamento passampelo Conselho dos Guardiões, composto por doze aiatolás. A imprensa é vigiada e bebidas alcoólicas são proibidas. As mulheres são obrigadas a usar um véu cobrindo o rosto, mas no Ira podem trabalhar e ocupar cargos políticos.
A importância do Ira vem de sua posição estratégica no Oriente Médio e por suas reservas de petróleo.
O presidente do país em 2001, Sayed Moham-mad Khatami, religioso mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de História. Islã
  • Trabalho geografia
  • Trabalho sobre sobre o tato
  • Trabalho sobre
  • trabalho sobre
  • Trabalhos sobre
  • trabalhos sobre .
  • trabalho sobre isto e aquilo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!