TRABALHO SOBRE HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Páginas: 5 (1225 palavras) Publicado: 11 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
a educação é entendida por todos hoje como a principal via de acesso a uma
sociedade mais justa e igualitária. Por isso, ela passa a ser o foco das discussões entre os diversos grupos sociais. Nesse sentido, entendemos que analisar as perspectivas da educação na atualidade é também iniciar uma busca sobre as suas raízes, uma vez que a compreensão sobre as questões de hoje não selimita ao nosso presente, pois o que vivemos hoje são frutos de escolhas passadas. Pesquisar o passado não a fim de encontrar soluções prontas para o futuro, mas sim de compreender quais os processos pelo qual a educação brasileira passou.








DESENVOLVIMENTO

Quando os jesuítas chegaram por aqui eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade européia; trouxeramtambém os métodos pedagógicos. Os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. No entanto, com o passar do tempo, esses mesmos padres se dedicaram a educar apenas os filhos dos colonos e os novos sacerdotes.
Seus colégios se transformaram na única forma de educação(elementar) das elites, visto que o ensino superior que criaram em nosso país era exclusivo do clero regular ou secular, uma vez que Portugal não permitia a criação de universidades na colônia e “impunha medidas cerceadoras de nossa emancipação intelectual”, como afirma Aranha (2008). Portanto, os homens livres e abastados que quisessem dar continuidade aos seus estudos, frequentando universidades,deveriam rumar para a metrópole (Portugal).
Enquanto o homem branco recebia instrução e o índio era catequizado e aproveitado para trabalhos manuais – dentro das missões, também conhecidas como reduções, visto que os nativos eram “reduzidos” à Igreja e à sociedade civil – o negro continuava a ser vendido como mera mercadoria ou coisa sem alma.
Às mulheres bastavam os papeis definidos pela sociedade:esposa e mãe. Portanto, elas também eram proibidas de frequentar aulas, recebendo como instrução noções de prendas domésticas e boas maneiras. Os estudos régios aconteciam na casa dos professores, o que impedia a frequência de alunos de outras freguesias, visto que a maioria dos mestres residia nos grandes centros urbanos – o que de certa forma ajudara a perpetuar a exclusão. Somente com a Lei de15 de outubro de 1827, houve o provimento de classes femininas. Essa mesma lei tornou obrigatória a implantação de aulas de primeiras letras em cada freguesia, com a intenção de acabar com essa exclusão.

As mulheres continuavam inferiores aos homens, recebendo instrução de boas maneiras, prendas domésticas e formação moral e religiosa. Apenas em poucas famílias mais abastadas, recebiam noçõesde leitura – o que configurava um grande avanço à educação feminina.


Este método funcionou absoluto durante 210 anos, de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca a História da Educação no Brasil: a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal. Se existia alguma coisa muito bem estruturada em termos de educação o que se viu a seguir foi o mais absoluto caos.








Os portuguesestrouxeram um padrão de educação europeu, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíssem características próprias para o ensino.

A educação brasileira sofreu mudanças ao longo da história do
A educação brasileira sofreu mudanças ao longo da história do país. Mas ela ainda atravessa um impasse. Sempre destacada nos discursos políticos, ela não se estabelece de fato.Tanto na vida cotidiana quanto nas ações governamentais, há sempre descompassos e descaso. Debater esta questão é estar aberto a inúmeras interpretações. Porém, algumas questões são consenso.






CONCLUSÃO
Na sociedade atual, a educação é vista como um elemento que vai auxiliar a
construção de indivíduos capazes de se reconhecer como cidadãos e agir como os mesmo. No entanto, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO SOBRE HISTORIA DA EDUCAÇÃO
  • TRABALHO SOBRE HISTORIA DA EDUCAÇÃO
  • Trabalho sobre a pré história
  • trabalho sobre historias aleatorias
  • trabalho de história sobre a Àfrica
  • Trabalho sobre história
  • trabalho de historia sobre os hebreus
  • Trabalho sobre a historia do office

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!