Trabalho sobre escravidão no brasil

Páginas: 7 (1739 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Introdução
Nesse referente trabalho, queremos demonstrar o modo como a escravidão no Brasil se consolidou como uma experiência de longa duração que marcou diversos aspectos da cultura e da sociedade brasileira. Mais que uma simples relação de trabalho, a existência da mão de obra escrava africana fixou um conjunto de valores da sociedade brasileira em relação ao trabalho, aos homens e àsinstituições. Nessa trajetória podemos ver a ocorrência do problema do preconceito racial e social no decorrer de nossa história. A escravidão é bem mais antiga do que o tráfico do povo africano. Ela vem desde os primórdios de nossa historia, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores. Podemos citar como exemplo os hebreus, que foram vendidos como escravos desde oscomeços da História. Esse modelo chega ao Brasil por volta de 1570 de forma avassaladora deixando marcas em todo o país levando em conta vários aspectos, que serão percebidos ao longo desse trabalho.


Desenvolvimento

No começo do povoamento do Brasil, no século XVI, a sociedade portuguesa era aristocrática e clerical, eos povoadores que chegavam ao Brasil traziam consigo dois ideais: enriquecer rapidamente e retornar a Portugal, transformados em nobres, fidalgos. Mas o rei de Portugal pensava diferente, como se percebe nas palavras de D. João III: “a principal coisa que me moveu a mandar povoar as ditas terras do Brasil foi para [que a] gente dela se convertesse à nossa santa fé”, seu propósito era conversão dosindígenas como novos fiéis adeptos à fé católica. Manuel da Nóbrega, em carta a Tomé de Sousa, escreveu reforçando que a intenção de D. João III “não foi povoar tanto por esperar da terra ouro nem prata que não a tem, nem tanto pelo interesse de povoar e fazer engenhos, nem por onde agasalhar os portugueses que lá em Portugal sobejam e não cabem, quanto por exaltação da fé católica e salvação dasAlmas”.
Os jesuítas colocaram essa visão em prática, valorizando o caráter missionário projetado pelo rei de Portugal, e por isso logo se chocaram com os povoadores quanto à delicada questão da escravidão dos nativo-indígenas. Os povoadores viam os indígenas como escravos em potencial e não como futuros cristãos, disso nasceu o conflito entre jesuítas e povoadores. E o rei defendia uma posiçãode cautela, para que não houvesse revoltas e nem ataques dos índios. Os portugueses tinham a necessidade de empreender um modelo de exploração econômica das terras que fosse capaz de gerar lucro em pouco tempo, com isso o trabalho escravo indígena foi amplamente utilizado nesse processo, contribuindo para a atividade de extração do pau-brasil e no processo de montagem da economia açucareira, apesardo trabalho ser longo e disciplinado que ia contra os hábitos cotidianos de boa parte dos indígenas.
A escravidão dos índios acabou crescendo, e apesar de progredir, começou a ser insuficiente para a grande demanda, a necessidade de mão-de-obra qualificada foi aumentando, era preciso trabalhadores mais eficientes e seu fornecimento com maior regularidade. Tudo isso pesou na substituiçãogradativa do indígena pelo africano.
A escravidão indígena no Brasil

A substituição da mão-de-obra escrava indígena pela africana ocorreu, progressivamente, na primeira metade do século XVI, a partir de 1570, com o início da produção do açúcar. Ao longo desse processo os portugueses já tinham percebido amaior habilidade dos africanos, tanto no trato com a agricultura em geral, quanto em atividades especializadas, como o fabrico do açúcar e trabalhos com ferro e gado, portanto, essa aquisição era considerada investimento bastante lucrativo, pois os escravos negros tinham um excelente rendimento no trabalho.
Os portugueses tinham dado início a uma atividade comercial bastante lucrativa, que era o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho da escravidão no Brasil
  • Trabalho sobre a escravidão
  • A formação do mercado de trabalho no Brasil E a Escravidão
  • A análise marxista sobre a escravidão negra no Brasil Colonial
  • ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL. respondido
  • Trabalho completo sobre o Brasil
  • Trabalho informações sobre o brasil
  • trabalho sobre automobilismo do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!