Trabalho sobre ergonimia e segurança no trabalho

Páginas: 6 (1365 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2012
Gustavo Colombo
Júlia Dias
Paulo Philippe Martins
Thiago Perroni

ERGONOMIA

Turma: 211
Números: 14, 17, 31 e 38
Disciplina: Segurança no Trabalho
Professor: Celestino

IFSP
2011
1. O que é Ergonomia?

O conceito de “Ergonomia” pode variar de pessoa para pessoa, já que o entendimento de cada um é diferente. A seguir, exibiremos alguns dos conceitos criados por diferentesestudiosos:

Murrel, K.F.–“A Ergonomia pode ser definida como o estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho (1965)”.

Grandjean, E. –“A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos,das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano (1968)”.

Wisner –“A Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo deconforto e eficácia (1972)”.

Portanto, percebemos que Ergonomia pode ser considerada tanto Ciência, pois gera conhecimento, quanto tecnologia, pois põe em prática o conhecimento que cria gerando transformação. De uma forma ou de outra, podemos encontrar pontos comuns entre todas as conceituações: a Ergonomia busca melhorar o ambiente de trabalho para o bem estar humano.

2. Divisões daErgonomia

A Ergonomia pode ser dividida em áreas específicas como:

Ergonomia física:diz respeito às características da anatomia humana e sua relação com o trabalho, por exemplo: o estudo da postura, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, segurança e saúde.

Ergonomia cognitiva: relacionada aos processos mentais, como percepção, memória, raciocínio e resposta motora que afetam as interaçõesentre seres humanos e outros elementos de um sistema. Por exemplo: o estudo da carga mental de trabalho, desempenho especializado, interação homem computador, estresse.

Ergonomia organizacional:procura melhorar as estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações, projeto de trabalho, participativo,organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, cooperativo, novos paradigmas do trabalho, cultura organizacional, organizações em rede, tele-trabalho e gestão da qualidade.

3. NR 17

A NR 17 é uma norma regulamentadora que trata da ergonomia no trabalho. Seu objetivo é fazer com que o trabalhador tenha o máximo de conforto (físico e psicológico) para obter mais saúde e melhorar seudesempenho. O cumprimento desta NR é obrigatórioe fiscalizado pelos Auditores Fiscais do Trabalho.
O item 17.1 refere-se à área de aplicação da NR. Está relacionado desde o levantamento e transporte de carga, condições de trabalho e até mesmo à organização do mesmo. Para avaliar toda a NR o item 17.1.2 pede uma Analise Ergonômica do Trabalho feita pelo empregador, que deve conter os seguintes itens:- Análise global da empresa no seu contexto das condições técnicas, econômicas e sociais;
- Definição das situações de trabalho a serem estudadas;
- Descrição das tarefas prescritas, das tarefas reais e das atividades;

O item 17.2 fala sobre o transporte, levantamento e descarga de materiais. Segundo a norma, não se pode exigir o transporte de cargas a um trabalhador que não consegue carregar(17.2.2),o trabalhador também deve receber instruções de como transportar a carga(17.2.3) para evitar contusões.
Para trabalhadores menores de idade ou mulheres, o peso da carga deve ser menor do que para homens (17.2.5) para não comprometer a saúde. E para transportes através de equipamentos mecânicos, é necessário que trabalhador seja compatível com sua capacidade de força e não comprometa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ERGONIMIA HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
  • trabalho sobre gestao de segurança do trabalho
  • Trabalho de segurança do trabalho sobre leis
  • Trabalhos sobre segurança da informação
  • conceito sobre segurança do trabalho
  • TRABALHO SOBRE MEDIDA DE SEGURANÇA
  • Diretrizes sobre segurança de trabalho
  • Resumo sobre Segurança do Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!