Trabalho sobre Eletromagnetismo, Magnetismo e Impedância

Páginas: 6 (1467 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ELETROMAGNETISMO

Denomina-se eletromagnetismo a disciplina científica que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria e, em especial, as relações que se estabelecem entre elas.

Variáveis e magnitudes
Os fenômenos eletromagnéticos são produzidos por cargas elétricas em movimento. A carga elétrica, assim como a massa, é uma qualidade intrínseca da matéria e apresenta aparticularidade de existir em duas variedades, convencionalmente denominadas positiva e negativa. A unidade elementar da carga é o elétron, partícula atômica de sinal negativo, embora sua magnitude não resulte em entidade suficiente para cálculos macroscópicos normais. Como unidade usual de carga usa-se então o Coulomb; o valor da carga de um elétron equivale a 1,60 x 10-19 Coulomb.
Duas cargas elétricasde mesmo sinal se repelem, e quando de sinais contrários se atraem. A força destas interações é diretamente proporcional a sua quantidade de carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. Para explicar a existência dessas forças adotou-se a noção de campo elétrico criado em torno de uma carga, de modo que a força elétrica que vai atuar sobre outra carga distanciada daprimeira corresponde ao produto da quantidade de carga desta primeira por uma grandeza chamada intensidade de campo elétrico. A energia que este campo transmite à unidade de carga chama-se potencial elétrico e geralmente se mede em volts.

Ondas eletromagnéticas
O conceito de ondas eletromagnéticas, apresentado por Maxwell em 1864 e confirmado experimentalmente por Heinrich Hertz em 1886, éutilizado para demonstrar a natureza eletromagnética da luz.
Quando uma carga elétrica se desloca no espaço, a ela se associam um campo elétrico e outro magnético, interdependentes e com linhas de força perpendiculares entre si. O resultado desse conjunto é uma onda eletromagnética que emerge da partícula e, em condições ideais - isto é, sem a intervenção de qualquer fator de perturbação - se move auma velocidade de 299.793km/s, em forma de radiação luminosa. A energia transportada pela onda é proporcional à intensidade dos campos elétrico e magnético da partícula emissora e fixa as diferentes frequências do espectro eletromagnético.
A direção de propagação de uma onda magnética é perpendicular e em fase à onda de propagação elétrica, isto é elas estão sempre em planos transversais.

Afigura acima representa o comportamento dos campos magnéticos (B) e elétrico (E), um determinado momento para uma onda eletromagnética hipotética.
Maxwell pode mostrar que todas as ondas eletromagnéticas se propagam a uma velocidade de c = 3 . 108 m/s, que é a velocidade de propagação da luz no vácuo. Este fato foi, na época, necessário para que chegassem à conclusão de que a luz é uma ondaeletromagnética.
As ondas eletromagnéticas são utilizadas hoje em dia em:


Radiografias. (o corpo é bombardeado por raios-X, que são um tipo de onda eletromagnética, os raios-X sofrem interação com o corpo depois, de certa maneira, essa interação é analisada para a formação da imagem.)


Fornos de micro-ondas. (sobre os alimentos são emitidas ondas eletromagnéticas que estão na frequência deressonância do átomo de hidrogênio, assim este fica escitado aquecendo o alimento).



MAGNETISMO

Magnetismo se define como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos.
Para os imãs foram observados três fatos importantes, primeiro a capacidade de atrair objetos de ferro, segundo a capacidade de transmitir esta capacidade para os objetosde ferro, e terceiro que esta capacidade está concentrada principalmente nas regiões extremas do imã.
Essas regiões extremas foram chamadas de polos devido à interação do imã com a posição da Terra.
Assim:


Foi essa característica que possibilitou a construção da bússola que foi tão importante para as navegações.

Inseparabilidade dos polos
Inicialmente pesquisadores resolveram quebrar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre magnetismo
  • Trabalho sobre o eletromagnetismo
  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Magnetismo e Eletromagnetismo
  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Magnetismo e Eletromagnetismo
  • Magnetismo e Eletromagnetismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!