TRabalho sobre diversificade

334 palavras 2 páginas
Atualmente é considerado um dialeto muito rico sócio-culturalmente , mas estigmatizado, principalmente pela mídia brasileira, que chega a ridicularizá-lo; em certas ocasiões.
O dialeto baiano foi o primeiro dialeto eminentemente brasileiro. Sua formação deu-se graças a influência de Salvador, a primeira "capital" da colônia do Brasil, que abrigava a maioria das instituições administrativas do Brasil no período colonial, e por isto sempre sofreu influências de diversas ondas migratórias e contatos com diversos povos, desde europeus, até indígenas eafricanos. Com o passar dos anos ganhou identidade própria e acabou influenciando na formação dos demais dialetos do país, mas com destaque aonordestino que tem raiz em Recife.
O dialeto baiano ou baianês é um dialeto do português brasileiro, cujos falantes têm como região geográfica os estados da Bahia e de Sergipe, além do norte de Minas Gerais e do leste de Goiás e Tocantins.
Segue algumas palavras e expressões e o significado delas:
Tem como costume abreviar palavras e acabar criando outras com significado que pode ser até diferente do inicial. Oxe, que é uma abreviação de oxente, que também é uma abreviação de ô gente, perdeu significado original e hoje é utilizado para situações de não entendimento. Já opaió é uma abreviação deolhe para ai, olhe, a palavra olhe é comumente abreviada para ó ou oi(pronunciada em ditongo aberto) e para é comumente abreviado para pá, juntando ó, pá, ai e ó, a palavra opaió surgiu.
Dialeto baiano
Significado
Buzu
Ônibus
Mainha
Mãe
Painho
Pai
Aonde
Advérbio de negação, também pode ser utilizado no lugar de onde
Pão de Sal
Pão francês
Comer água
Ingerir bebida alcoólica
Grafite
Lapiseira
Ponta de grafite
Grafite
Lapiseira
Apontador de lápis
Colé
E ai? Como vai?
Aipim
Mandioca, macaxeira
Passeio
Calçada
Porreta
Bom, excelente
Beiju
Tapioca
Retado
Depende do contexto, pode ser bravo ou muito bom

Relacionados

  • Logistica
    11870 palavras | 48 páginas