Trabalho sobre Ditaduras na América Latina

Páginas: 6 (1424 palavras) Publicado: 26 de junho de 2013

Realize pesquisas e escreva uma dissertação de, no mínimo, duas laudas, apresentando como ocorreram as ditaduras na América Latina. Com os resultados de sua pesquisa, esperamos que você consiga estabelecer um entendimento sobre o estabelecimento dos regimes de exceção. Após realizar suas pesquisas, elabore um plano de aula que explore esse tema. Você poderá utilizar filmes e recursosaudiovisuais para suas aulas.
Entre 1964 e 1984, quase todos os países latino-americanos eram governados por ditaduras militares. Mas, ao contrário do que representou uma continuidade de ordem oligárquica, construído no século XIX, as ditaduras militares desenvolvidas a partir da década de 1960 em países como: Chile, Peru e Argentina, economicamente e politicamente procuraram transformar as suassociedades.
As ditaduras militares formadas na década de 70, na América Latina, tiveram ações repressivas, justificadas pela chamada Doutrina de Segurança Nacional. Essa doutrina foi inserida, no contexto do conflito, que opôs os países centrais do sistema capitalista, liderado pelos Estados Unidos, com os países ligados à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Este confronto ficou conhecidocomo a "Guerra Fria", porque eles nunca tiveram uma declaração formal de guerra que levasse a um confronto militar. A partir de 1960, o governo dos Estados Unidos foi considerado elegível para continuar a intervir, já que ele o vinha fazendo desde o início do século, na América Central e no Caribe, nos assuntos internos dos países latino-americanos, instalando ou apoiado ditaduras militares.
Aintervenção americana materializada não só pelo apoio econômico e militar aos golpes sucessivos e as ditaduras que eles começaram, mas também pela formação ideológica e militar dos principais oficiais das Forças Armadas na luta contra aqueles que, em cada país agiu para espalhar a democracia e que foi considerado subversivo.
De acordo com as disposições da Doutrina de Segurança Nacional, inúmerosconflitos e ações de movimentos de guerrilha, em países da América Latina e no resto do mundo capitalista subdesenvolvido, não devido às desigualdades econômicas e sociais que colocaram a maioria da população em situação de pobreza e injustiça, mas por uma ação de servir a URSS. Assim, a referida doutrina sustentou que aqueles que se opusessem ou enfrentassem as desigualdades sociais e injustiçasda ordem social capitalista (sindicalistas, jornalistas, estudantes, professores, religiosos, etc.) eram apenas "agentes" dos comunistas, que procuravam destruir o capitalismo. O resultado foi à violência indiscriminada, a tortura de adversários, os desaparecimentos, assassinatos, etc.
A incidência dos militares nos assuntos políticos foi marcadamente reduzida, o que marcou o fim das pressõesnorte-americanas. Posteriormente, os EUA começaram a propor como uma nova hipótese para o conflito militar no continente, a luta contra o tráfico de drogas para marcar todos os seus adversários.
Ditadura no Chile
Em setembro de 1973, quando o general constitucionalista e legalista Carlos Prats, era o Comandante em Chefe, que se recusava a participar de qualquer golpe de estado, se viu obrigado arenunciar, Pinochet tornou-se o Comandante em Chefe do exército chileno. Embora tivesse declarado fidelidade ao presidente eleito de esquerda Salvador Allende, o general Pinochet, até então considerado um general leal e apolítico, membro do gabinete militar de Salvador Allende, chefiou a tropa que tomou o poder através de um golpe militar, e tornou-se chefe da junta militar que tomou o poder. Ogolpe se deu em 11 de Setembro de 1973, (somente 18 dias após ter tomado posse do cargo de chefe das Forças Armadas) bombardeando o Palácio com aviões da força aérea, na expectativa de destruí-lo e matar todos os ministros, depondo, assim, o presidente Salvador Allende. Pinochet organizou plebiscitos em 1978 e 1980, para dar certa aparência de legalidade à sua ditadura e manter-se no cargo; na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ditadura da America latina
  • Ditadura na América Latina
  • Ditadura na américa latina
  • Ditadura da américa latina
  • ditaduras militares na america latina
  • Ditaduras militares na américa latina
  • Revolução e Ditadura na América Latina
  • Ditaduras na América Latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!