trabalho sobre diretrizes

Páginas: 7 (1538 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A importância da Sociolinguística na Língua Portuguesa.
Brevemente, o assunto que se baseia na Sociolinguística é o conteúdo de linguagem da sociedade. Essa concentração tende a variar na linguística, interessados na língua da sociedade.
Como já diz Sírio Possenti (2006), “a linguagem e a sociedade estão puramente ligadas entre si de modo de indiscutível”, portanto, é a base quecondiciona o ser humano a ter educação. As teorias de linguagem do passado passam a ter uma reflexão de fenômeno linguístico e compreensões mais linguísticas, quando a relação entre linguagem e sociedade é reconhecida e assumida diretamente a questão educacional do sistema linguístico padrão. A linguística tem a tarefa de descrever formalmente a língua, caracterizada por Norma Padrão. FerdinandSaussure (1916) fala que a abordagem que a língua dá aos fatos sociais, demonstra meramente aos direitos constituídos da língua e de sua faculdade mental: “a língua se caracteriza por ser um produto da faculdade da linguagem”. Saussure também diferencia neste contexto as orientações elevadas a um campo linguístico, a Sociolinguística.
A sociolinguística tem como objeto de estudo a línguafalada, utilizada no contexto social do ser humano, descrita como comunidade linguística. Em palavras mais simples, o individuo a partir de um ato de fala (variações) se comunica no seu ambiente de forma que naquela ocasião todos possam julgar no mesmo modo, no mesmo conjunto verbal. Neste sentido, o estudo variado da sociolinguística é das variações de fala de cada contexto social. Este conjunto delínguas é chamado de Repertório verbal. Tânia Alkimim (2006) diz que “qualquer língua falada em qualquer comunidade, exibe sempre variações”. Sendo assim, a língua não se torna uma entidade homogênea, a diversidade linguística é tão grande que, ao tratarmos da “língua portuguesa” engloba diferentes países que a utilizam, seus falantes são: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e TimorLeste. A sociolinguística encara isso como uma qualidade de constituir ainda mais o fenômeno linguístico, dando gosto ao aspecto formal e estrutural do fenômeno linguístico.
Para os acadêmicos de Letras que entram na universidade com uma visão equivocada sobre o funcionamento de nossa língua materna, ou seja, a língua resume-se na Gramática. Mas que depois que começam a aprofundar seusestudos na sociolinguística, percebe que a língua é um conjunto de variedades as quais se implicam conforme classe social, sexo, idade, profissão ou região do falante. Mas esse assunto não para por aí.
Uma observação que fica bem amostra nos estudos sociolinguísticos é que os fatores sociais não andam isolados aos fatores internos da língua. Isso por que a gramática da “nossa língua” impedepor vezes o uso do Português Não Padrão, considerando-o impróprio e errado. E, portanto, no meio dessa confusão toda de sociedade e educação, entra em um assunto chamado Variação Linguística. Essa variação é a diversificação da língua em vários pontos de um mesmo país, neste caso, o Brasil. Logo, aparecem características distintas sobre o modo como se fala, contendo assim, variantes que exercemvarias formas de uso. A língua sendo um sistema variável e heterogêneo, o nível fonológico altera a pronuncia devido as variantes geográficas e socioculturais.
Antigamente a variação linguística foi a ser ignorada por linguistas por ser uma concepção de língua fechada, monologa e isolada. Conforme TARALLO (1990), as variantes dependem muito dos fatores extralinguísticos e contextos degrupos distintos, por exemplo, quando se fala em mudanças (variações), estudos mostram que a classe intermediaria são os grupos que mais avançam no processo de mudança linguística, isto é quanto mais elevado o nível de status mais deixam de usar aquilo que pra os mesmos era uma forma estigmatizada. Como a língua varia logo a variedade é a natureza da mesma. Então contrariando a Linguística e seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diretrizes sobre segurança de trabalho
  • Diretrizes sobre sistemas de gestão de segurança e a saúde no trabalho
  • Diretrizes de um trabalho
  • Sobre as diretrizes da educação
  • Diretrizes de Segurança do trabalho
  • Diretrizes Para O Trabalho De Ergonomia I
  • Diretrizes para projetos e trabalhos cientificos
  • Diretrizes para Trabalho Esgoto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!