Trabalho sobre deteronomio

1472 palavras 6 páginas
Instituto Educacional Evangélico do Centro-Oeste
Curso Superior Livre em Teologia
Aluno: Francisco Leonardo Rocha de Souza
Professor: Luiz Lima

10 de Março de 2013 Planaltina Goiás – GO
Introdução

Deuteronômio é o quinto livro do Pentateuco identifica o conteúdo do livro de Moisés. Como Gêneses é a introdução do Pentateuco Deuteronômio é a conclusão do Pentateuco.
Contém os discursos de Moisés ao povo, no deserto, durante seu êxodo do Egito à Terra Prometida por Deus. O nome é de origem grega e quer dizer segunda lei ou repetição da lei.
Os discursos contidos nesse livro, em geral, reforçam a idéia de que servir a Deus não é apenas seguir sua lei. Moisés enfatiza a obediência em conseqüência do amor .
Também é enfatizado o "caminho da bênção e da maldição", no qual Deus previne o povo a seguir seus mandamentos, pelos quais o povo ou seria abençoado, ou receberia maldições porém, caso se arrependesse e voltasse a seguir de coração a Deus, Ele se arrependeria e perdoaria o povo, ou então exigiria um sacrificio de sangue, em geral a morte de quem "pecou" contra Ele ou Israel, e em seguida, após tal sacrifício, o restante do povo seria perdoado.

Antigo Testamento (Pentateuco) Livro de Deuteronômio O livro de Deuteronômio contém uma mensagem dinâmica para o povo de Deus. Depois de vagarem pelo deserto por 40 anos, os filhos de Israel achavam-se então as portas da Terra da Promessa.
O povo de Israel estava na planície de Moabe que fica ao leste do rio Jordão onde Moisés dá conselhos a cerca de como eles procederiam dali em diante.
Moisés foi movido poderosamente pelo Espírito de Deus a exortar Israel a mostrar obediência e fidelidade. Através do livro inteiro, ele enfatiza que Deus é o Senhor Altíssimo, que exige devoção exclusiva e deseja que seu povo ‘o ame de todo o coração, de toda a alma e de toda a força vital’. Ele é “o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e atemorizante, que não trata a ninguém com

Relacionados

  • prfo
    1800 palavras | 8 páginas
  • dispensacionalismo Nathan Pitchford
    15387 palavras | 62 páginas
  • Domingo, o Sábado Cristão
    15654 palavras | 63 páginas
  • O existencialismo é um humanismo
    255258 palavras | 1022 páginas