Trabalho sobre demando bioquimica de oxigenio

393 palavras 2 páginas
DBO: Sigla para Demanda Biológica (ou Bioquímica) de Oxigênio. É a medida que calcula a quantidade do oxigênio dissolvido num corpo d'água, consumido pela atividade bacteriana. A DBO é proporcional ao tempo, ou seja quanto maior o tempo mais matéria orgânica biodegradável é decomposta pela atividade aeróbica das bactérias. Por usa-se 5 dias como tempo padrão nas medidas de DBO de uma água ou efluente.
Este índice é um bom indicador de quão poluída está uma água, pois quanto mais matéria orgânica tiver maior será seu DBO
No caso de efluentes, o valor da DBO dirá quanto de oxigênio este consumirá ao ser lançado num corpo d'água, sendo portanto uma medida do impacto negativo.

Se a DBO for muito alta, o oxigênio da água é rapidamente consumido, ficando redutor e tendo início a decomposição anaeróbica da matéria orgânica. Este tipo de decomposição é responsável pela produção de subprodutos poluidores e que degradam a qualidade da água

O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hdrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será, O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra.

Os sólidos suspensos, referem-se a pequenas partículas sólidas que se mantém em suspensão em água, como um colóide ou devido ao movimento da água. É utilizado como um indicador daqualidade da água. Por vezes é abreviado como a sigla SS.
Os sólidos suspensos são importantes como poluentes e patógenos que são realizados na superfície de partículas. Quanto menor o tamanho das partículas, maior a superfície por unidade de massa de partículas e, por isso, quanto maior a carga poluente que é susceptível de ser transportada.
A remoção dos sólidos suspensos é gerlamente obtida através do uso de sedimentação

Relacionados

  • Trabalho aguas
    4087 palavras | 17 páginas
  • Quimica industrial
    43070 palavras | 173 páginas
  • Quimica industrial
    41773 palavras | 168 páginas