trabalho sobre CUB e SINAP

824 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE, UNESC.

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DEJAIR NAZARIO
FERNANDO DE CAMPOS ROCHA
GABRIEL DA ROSA
JÉSSICA FRAGA DE AGUIAR

ESTUDO DIRIGIDO: CUB E SINAPI

Trabalho Acadêmico realizado para cumprimento da disciplina Introdução a Engenharia Civil no Curso Engenharia Civil da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, solicitada pela Profª EVELISE CHEMALE ZANCA.

CRICIÚMA,15 de abril de 2013

1- O que significa a sigla CUB e SINAPI?

R: O CUB é a sigla de custo unitário básico da construção, que reflete a variação mensal dos custos de materiais e mão-de-obra e SINAPI refere-se ao sistema nacional de pesquisa mensal que informa custos e índices da construção civil.

2- De quem é a responsabilidade da publicação destes índices?

R: Os resultados/informações do SINAPI resultam de trabalhos técnicos conjuntos da Caixa Econômica Federal - CAIXA e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e o CUB é responsabilidade do SINDUSCON.

3- Qual a periodicidade da publicação?

R: Tanto como CUB e o SINDUSCON é mensal.

4- Como são calculados?

R: A partir da ponderação dos custos de projetos residenciais no padrão normal de acabamento, são calculados os custos médios para cada Unidade da Federação - UF.As pesquisas dos preços dos insumos são efetuadas através de fax e telefone, em lojas, representantes, revendedores, distribuidores e fabricantes de materiais de construção; nas empresas construtoras, associadas ou não aos Sindicatos regionais que participam da pesquisa e em empresas de locação de equipamentos. E o SINAPI: a coleta é realizada na primeira quinzena do mês pelas equipes estaduais do IBGE segundo conceitos e procedimentos preestabelecidos, permitindo dessa forma a comparabilidade das informações. São obtidos preços e salários, sendo utilizados questionários personalizados por local, isto é, contendo apenas os insumos

Relacionados

  • Orçamentos
    1028 palavras | 5 páginas
  • Orçamento
    4631 palavras | 19 páginas
  • Mestrado
    67426 palavras | 270 páginas
  • TCC Maquina De Blocos
    15519 palavras | 63 páginas