Trabalho Sobre Assedio Moral

Páginas: 7 (1557 palavras) Publicado: 7 de abril de 2015
INTRODUÇÃO

Assédio, palavra pequena com um grande potencial destrutivo.
O termo assédio é mesmo muito interessante. Há pouco tempo, os dicionários assim o definiam “Cerco postoa um reduto para o tomar(...) insistência, impertinência junto de alguém , com perguntas, pretensões etc. “ não havia naquela época (1977) nem sequer referência aos assédios moral e sexual. Hoje em dia , este vocábulosozinho perdeu totalmente a relevância, porém, os dicionários referem-se ao assédio moral e sexual, assim o integrando à realidade da nossa vida atual em sociedade, especialmente em relação às práticas trabalhistas.
Poderíamos conceituar o assédio moral utilizando apenas uma palavra que representaria toda dor que esta prática odiosa representa “HUMILHAÇÃO”. Vários conceitos foram construídospara dar a ideia mais ampla deste termo, porém, a dor continua sendo a mesma, a humilhação. Acredito que a melhor definição que se poderia dar a esta humilhação vem de Maria Barreto , que em sua dissertação de mestrado em psicologia social da PUC S.P. assim o define “Um sentimento de ser ofendido/a, menosprezado/a, rebaixado/a, inferiorizado/a, submetido/a, vexado/a, constrangido/a e ultrajado/apelo outro/a. É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil, magoado/a, revoltado/a, perturbado/a, mortificado/a, traído/a, envergonhado/a, indignado/a, e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento.”
Neste tipo de tortura, a vítima é isolada do grupo e passa a ser sistematicamente hostilizada, ridicularizada, e desacreditada diante de seus pares, fazendo com isto que , ela percapouco a pouco sua autoestima.

2. PRESSUPOSTOS DO ASSÉDIO MORAL
O assédio moral não pode ser confundido com um ato isolado de humilhação. Para que fique caracterizada esta prática é necessário estar presentes as seguintes situações .
a) Repetição sistemática
b) Intencionalidade ( visando o assédio)
c) Direcionalidade ( pessoa definida)
d) Temporalidade ( dias, semanas, meses...)
e) Degradação(deliberada, com intenção de causar mal-estar à vítima)

3. SITUAÇÕES QUE CARACTERÍZAM O ASSÉDIO MORAL.
a) Assédio descendente
Neste caso o assédio se dá de cima para baixo (vertical). Muito comum nas relações de trabalho, parte o ataque da chefia para o subordinado. Raramente este tipo de ataque pode ser evitado ou contornado e o resultado invariavelmente é a desistência do subordinado de permanecerna empresa. Se dá por uma perseguição implacável do chefe para o subordinado que vai minando as suas forças até que ele não aguente mais a situação.

b) Assédio ascendente
Apesar de ser na forma vertical, essa modalidade se dá de baixo para cima, isto é, praticado por um grupo de subordinados contra a sua chefia. Apesar de mais raro, ocorre com alguma frequência quando um ou mais subordinados,com a intenção de tomar o lugar do chefe, consegue influenciar seus pares, para em grupo, lutarem contra o poder mais alto do seu chefe. Caracteriza-se este tipo de assédio pela prática da sabotagem, que também neste caso se dá de forma sistemática e cruel.

c) Assédio paritário
Ocorre de forma horizontal, neste caso, o grupo escolhe para assediar um membro de seu próprio grupo. Ocorre geralmentequando a vítima se destaca mais que os demais, consequentemente, é o tipo mais comum desta prática nas relações de trabalho. Neste caso, ocorre que a vítima praticamente vê reduzida sua chance de defesa praticamente a zero, pois, aos olhos da chefia será o causador de todos os conflitos e desestabilizações dentro do serviço.
4. SITUAÇÕES QUE NÃO SE CARACTERIZA A PRÁTICA DO ASSÉDIO MORAL.
a) O fatode o chefe, mesmo na presença dos demais funcionários, chamar a atenção , advertir, esbravejar etc. Mesmo que este fato cause humilhação ao subordinado por algum excesso cometido pelo chefe, Não caracteriza assédio moral, pois, neste caso, faltariam os pressupostos de continuidade, intencionalidade e degradação . A intenção do chefe neste caso é dar um corretivo para que os trabalhos possam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre Assedio Moral
  • trabalho sobre assédio moral
  • TRABALHO SOBRE ASSEDIO MORAL
  • TRABALHO SOBRE ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES
  • Resenha sobre assedio moral no trabalho
  • UM ESTUDO SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
  • Projeto de pesquisa sobre assedio moral no trabalho
  • Monografia sobre assédio moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!