Trabalho sobre arquivos.odt

614 palavras 3 páginas
Instituto Federal Fluminense – IFF
Aluno:
Professora:

1- Tipos de Arquivo em Linguagem C
2- Principais comandos para manipulação de arquivos
3- Códigos - exemplo

Arquivos em linguagem C:

O sistema de E/S de C utiliza o conceito de streams e arquivos. O que é um stream?
Uma stream é um dispositivo lógico que representa um arquivo ou dispositivo. A stream é independente do arquivo ou dispositivo. Devido a isso, a função que manipula uma stream pode escrever tanto em um arquivo no disco quanto em algum outro dispositivo, como o monitor.
Tipos de streams:
Existem dois tipos de streams: de texto e binária.
Em uma stream de texto podem ocorrer certas traduções de acordo com o sistema hospedeiro. Por exemplo, um caracter de nova linha pode ser convertido para os caracteres retorno de carro e alimentação de linha. Devido a isso pode não haver uma correspondência entre os caracteres da stream e do dispositivo externo; a quantidade de caracteres pode não ser a mesma.
A stream binária é uma sequência de bytes com uma correspondência de um para um com os bytes encontrados no dispositivo externo, isto é, não ocorre nenhuma tradução de caracteres. O número de bytes é o mesmo do dispositivo.
Um arquivo é interpretado pela linguagem C como qualquer dispositivo, desde um arquivo em disco até um terminal ou uma impressora. Para utilizar um arquivo você deve associá-lo a uma stream e, então, manipular a stream. Você associa um arquivo a uma stream através de uma operação de abertura.
Nem todos os arquivos tem os mesmos recursos. Por exemplo, um arquivo em disco pode suportar acesso aleatório enquanto um teclado não.
Do que foi até aqui exposto concluímos que todas as streams são iguais, mas não todos os arquivos.
Se o arquivo suporta acesso aleatório, abrí-lo inicializa o indicador de posição apontando para o começo do arquivo. Quando cada caracter é lido ou escrito no arquivo, o indicador de posição é incrementado.
Um arquivo é desassociado de uma stream

Relacionados