TRABALHO Sobre ACESSINBILIDADE

2317 palavras 10 páginas
FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA

LUIZANDRO DUARTE
ROGÉRIO A. DE LIMA MACEDO

ACESSIBILIDADE

ARAUCÁRIA
2010
LUIZANDRO DUARTE
ROGÉRIO A. DE LIMA MACEDO

ACESSIBILIDADE

Trabalho de conclusão da turma do 6°D como requisito parcial à conclusão da disciplina de Engenharia de Segurança do trabalho da Faculdade Educacional Araucária.

Orientador: Prof. André Critchii Junior

ARAUACÁRIA
2010
Resumo

O homem é um ser social. Porém dentro da sociedade nos deparamos com algumas barreiras, sendo uma delas a falta de acessibilidade. Em todo contexto urbano, a problemática da acessibilidade faz-se presente em pequena ou grande escala. A presença de barreiras arquitetônicas, muitas vezes, pela falta de preocupação com os acessos adequados rodeia os direitos essenciais de ir e vir com autonomia, independência e segurança de uma parcela dos habitantes. Hoje o desenho universal tenta melhorar os espaços a fim de promover a acessibilidade que é a garantia do direito de ir e vir a toda população. Esse direito enfatiza a autonomia e independência de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, proporcionando, assim, seu fortalecimento social, político e econômico. O desenvolvimento da acessibilidade, dentro do processo de projetar um meio ambiente mais abrangente e menos restritivo, é uma tendência mundial e irreversível, que garante a melhoria da qualidade de vida do ser humano. Este estudo tenta estimular a conscientização que se deve ter quando falamos em condições de acessibilidade dentro de uma sociedade.

Palavras-chave: Acessibilidade, barreiras arquitetônicas, pessoas com deficiência.

Abstract

Man is a social being. But in society we encounter some obstacles, one being the lack of accessibility. In any urban context, the issue of accessibility is present in small or large scale. The presence of architectural barriers, often, lack of concern about adequate access curtails basic rights to come and go with autonomy, independence and

Relacionados