trabalho sistema endócrino

Páginas: 4 (847 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
1) Quais são as principais causas de azia e pirose?
R: Azia é a sensação de queimação que atinge o peito e pode chegar ao pescoço e garganta. A queimação acontece após o esôfago ter contato comconteúdo ácido no estômago e a doença também é conhecida como pirose. A azia pode ser considerada também sintomas de outras doenças como o refluxo gastroesofágico ou irritação no esôfago.
2) Explique afisiopatologia da gastrite e úlcera.
R: Gastrite é a inflamação do epitélio do estômago, ou seja, da camada de tecido que recobre o mesmo. Essa mucosa age como um forro composto por um tecidoresistente à acidez intensa, o que faz todo sentido uma vez que o material contido no estômago apresenta pH extremamente baixo.
A úlcera, como próprio nome diz, é uma ulceração (ou erosão) neste epitélio,como se fosse uma grande afta. A úlcera é dita gástrica quando acomete o estômago, e duodenal quando se faz presenta no duodeno (primeira porção do intestino delgado).

3) Comente sobre os fatoresagressores e protetores envolvidos na fisiopatologia da gastrite e úlcera.
R: Gastrite é uma inflamação no estômago, devido ao excesso de ácido clorídrico, que corrói a parede do estômago. Para protegeressa corrosão, há uma secreção de mucina que protege a parede do estômago. Quando ocorre um buraco no estômago é chamado de úlcera, pois a camada de mucina não suportou o excesso de ácido.
4)Descreva o mecanismo de ação dos fármacos citados abaixo:
a) Cimetidina :
R: Inibição competitiva com a histamina nos receptores H2 das células parietais, resultando em redução da secreção e volumegástricos, além da redução da concentração de hidrogênio livre.


b) Omeprazol :
R: O omeprazol é um inibidor da secreção ácida gástrica, cujo mecanismo de ação envolve a inibição específica da bomba de ácidogástrico na célula parietal. Age rapidamente e produz um controle reversível da secreção de ácido gástrico com dose única.
O omeprazol é uma base fraca, concentrada e convertida à sua forma ativa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema endócrino
  • sistema endocrino
  • Sistema endocrino
  • Sistema Endócrino
  • Sistema endocrino
  • Sistema endocrino
  • Sistema endócrino
  • Sistema endócrino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!