Trabalho SIS BIO Caracteristicas taxonomicas Megaptera novaeangliae

492 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
POLIANA TINELLI BACETTE
CARACTERES TAXONÔMICOS - Megaptera novaeangliae

Também conhecida como baleia corcunda, a baleia jubarte é conhecida cientificamente pelo nome Megaptera novaeangliae, que significa “grandes asas” e “Nova Inglaterra”, local onde a espécie foi descrita pela primeira vez. Esses seres marinhos fazem parte do reino Animália (Metazoa), filo Chordata, da ordem Cetácea, subordem Mysticeti, da família das Balaenopteridae, única em seu gênero Megaptera.
Em fase adulta chegam a pesar de 35 a 40 toneladas e medir cerca de 16 metros de comprimento. Sua maturidade sexual se dá por volta dos quatro ou seis anos de idade, quando medirá de 11,6 a 12 metros de comprimento. Sua gestação dura cerca de 11 meses. Sua expectativa de vida é em torno de 50 anos.
As jubartes alimentam-se de krill (camarão minúsculo), especialmente nas regiões polares durante o verão, portanto, precisam acumular energia na forma de gordura para suportarem o jejum de alguns meses durante a temporada em águas tropicais – onde não existe krill. Para filtrar o alimento da água do mar esta baleia utiliza uma série de placas chamadas de barbatanas, formadas de queratina. Apresentam os olhos com boa capacidade visual tanto dentro como fora d’água, ouvidos externos, e orifício respiratório. Cada indivíduo possui um desenho único na nadadeira caudal, equivalente às impressões digitais dos humanos.
Suas nadadeiras peitorais podem atingir até 1/3 do seu comprimento total e o comportamento mais notório destes grandes mamíferos é o salto, quando o animal pode projetar mais de 2/3 de seu corpo para fora d´água, além de serem capazes de produzir canções que se diferem entre as populações da espécie espalhadas pelo mundo (espécie cosmopolita) mudando a cada temporada.
A primeira grande divisão das populações de jubarte ocorre entre as do hemisfério norte e as do hemisfério sul. A Bahia e o Espírito Santo constituem as áreas com maior concentração de baleias

Relacionados

  • Trasporte maritimo
    15611 palavras | 63 páginas
  • biogeografia
    69163 palavras | 277 páginas
  • golfinhos
    24276 palavras | 98 páginas