TRABALHO SHEILIMAR GRUPO

356 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR
CAMILA LEANDRO, ISABEL NOBRE, ARETUSKA FIALHO E ELIANE
SOUZA

CRITÉRIOS DE ESTUDO E DIAGNÓSTICO DE MERCADO PARA A
IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE DE SAÚDE.

FORTALEZA
2015

IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE DE SAÚDE Levando em consideração a expansão dos processos de organização dos serviços nas instituições hospitalares nas últimas décadas, no que se refere aos novos conceitos arquitetônicos, o projeto de implantação de uma unidade de saúde deve prever uma adequada pesquisa de mercado, que garanta a efetividade na resposta às necessidades e às expectativas assistenciais.
Segundo Gonçalves e Aché (1999), primeiramente se dá a importância da análise das atividades que o hospital pretende executar, o que pretende oferecer de solução para os problemas médicos­assistenciais da comunidade.
A seguir serão apresentados alguns critérios que devem ser contemplados na implantação dessa unidade de saúde:

ESTRUTURA DEMOGRÁFICA
Estrutura demográfica ou estrutura da população é a classificação da população em grupos determinados e segundo certos critérios, a classificação mais frequente é segundo idade e o sexo (estrutura por idades e estrutura por sexos).
Conhecer perfeitamente a população que o hospital vai inserir­se se configura como primeiro passo para o planejamento de um hospital. Através de um levantamento do perfil da comunidade por meio de uma pesquisa adequadamente conduzida, utilizando técnicas especialmente preparadas é que conseguimos tal objetivo. As informações relativas à população devem incluir diversos aspectos. Em primeiro lugar, dados de ordem demográfica, principalmente número de habitantes da comunidade, sua distribuição etária e seu índice de urbanização. Desta forma o

Relacionados

  • Engenharia
    8951 palavras | 36 páginas