Trabalho Seminário 2013

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013
O que é Doutrina:
Doutrina é definida como um conjunto de princípios que servem de base a um sistema, que pode ser literário, filosófico, político e religioso. Doutrina também pode ser uma fonte do direito.
Doutrina está sempre relacionado à disciplina, a qualquer coisa que seja objeto de ensino, e pode ser propagada de várias maneiras, através de pregações, opinião de pessoas conhecidas,ensinamentos, textos de obras, e até mesmo através da catequese, como uma forma de doutrina da Igreja Católica.

Há pelo menos três formas de doutrinas.
1. Doutrina de Deus (Pv 4.2; Mt 7.28; Lc 4.32; Jo 7.16; At 2.41-42; At 13.12; 1.42; Tt 2.1, 10)
2. Doutrina de homens (Jr 23.16; Mt 15.9, 16; 16.12; Cl 2.22; Tt 1.4).
3. Doutrina de demônios (1ª Co 12.13; 1ª Tm 4.1).

Qual a conexão entre ateologia e a religião?
A religião, (como já falamos em matérias anteriores),vem da palavra latina"ligare", que significa "ligar" ou  "religar", religião representa as atividades que que ligam o homem a Deus. Entretanto assim a religião passa a ser a parte prática do conhecimento, enquanto a teologia passa a ser a parte teórica do conhecimento. Estas duas partes devem coexistir na verdadeiraexperiência cristã; porém, na prática, às vezes, se acham distanciadas de tal maneira que  é possível ser teólogo sem ser verddeiramente religioso, e por outro lado a pessoa pode ser verdadeiramente religiosa sem possuir um conhecimento sistemático doutrinário.

DIFERENÇA ENTRE DOUTRINA E COSTUMES



A Doutrina conseqüentemente é Bíblica, Inalterável e Universal.
Os costumes são humanos, mudaconstantemente e é de acordo com a localidade
DOGMAS X DOUTRINAS
Se não atentarmos nos entendimentos das palavras, dogma e doutrina será a mesma coisa. Nada mais do que regras e conceituações humanas. Deixando de lado a teologia contemporânea ou neoliberal e também as novas hermenêuticas influenciadas pelo pensamento pós-moderno, toda a hermenêutica bíblica será uma exposição clara e sistemáticado Deus que se revela nas Escrituras do A.T. e do N.T. que são as doutrinas bíblicas. Quando conheço biblicamente e intimamente o Deus que se revela nas Escrituras não posso nunca unificar dogma com doutrina e muito menos desprezar a doutrina bíblica como uma formulação teológica humana. Quando compreendo e me converto ao Deus revelado nas Escrituras, eu passo a compreender que “dogmas” tornam-selinhas de pensamentos na brecha da revelação bíblica (no silêncio das Escrituras) ou resultado do manuseio subjetivo das Escrituras. Exemplo disso são as questões polêmicas sobre assuntos doutrinários em que a Bíblia não fecha (tipo: continuísmo, sesacionismo, prémilenismo, pósmilenismo, amilenismo, calvinismo, arminianismo, etc.). Igualmente assuntos insuflados por uma tradição humana, onde otexto bíblico torna-se vítima de um manuseio subjetivo, como ocorre em muitos dogmas católicos (tipo: intercessão dos santos, assunção de Maria, imaculabilidade dos santos, penitência, purgatório, dulia, hiperdulia, etc.) e também muitos dogmas evangélicos (tipo: usos e costumes). Temos ainda dogmas que surgem não por tradição, mas por “modismo religioso” e são produto também de um manuseio subjetivodas Escrituras (tipo: unção de Toronto, teologia da prosperidade física e financeira, cura interior, movimento G12, etc.). Diferente da doutrina bíblica, o dogma tem o risco de tornar-se uma heresia (ensino contrário, deturpado ou excedente da Palavra de Deus). É o que acontece com alguns dogmas católicos, dogmas das seitas e dogmas de modismos evangélicos.


O que é a Teologia Sistemática?A palavra “teologia” vem de duas palavras gregas que significam “Deus” e “palavra”. Combinadas, temos a palavra “teologia”, que significa “estudo de Deus”. A palavra “sistemática” se refere a algo que colocamos em um sistema. Teologia sistemática é, então, a divisão da Teologia em sistemas que explicam suas várias áreas. Por exemplo, muitos livros da Bíblia dão informações sobre os anjos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO FINAL DE SEMINARIO 2013
  • seminario 01 unopar 2013
  • Trabalho Seminario
  • Trabalho de 2013
  • Trabalho seminário
  • trabalho de seminario
  • Trabalho Seminario
  • trabalho de seminario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!