trabalho segundo karl marx

Páginas: 6 (1468 palavras) Publicado: 24 de junho de 2013
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Introdução
É praticamente impossível dizer quem inventou a matemática, pois, se contarmos até 4 já considerado matemática, então podemos dizer que ela existe muito antes do próprio homem ser chamado home sapiens. Segundo estudos realizados na Universidade de Tübingen, alguns macacos conseguem resolver operações matemáticas simples, passando assim uma visão para ospesquisadores de que esse conhecimento veio sendo uma vantagem evolutiva para algumas espécies, onde isso foi primordial para a sobrevivência das mesmas.
Se a matemática contribuiu na evolução dos macacos, imaginem para a evolução dos seres humanos. Saber contar não é apenas privilégio dos homens e dos macacos. No reino animal muitas espécies, como cães, elefantes e peixes também conseguem fazerpequenas contas e identificar quantidades diferentes.
Assim pode se dizer que a matemática já é utilizada neste planeta muito antes da presença humana, o que fez o homem diferente dos outros animais foi a capacidade de utilizar métodos e utensílios para a contagem e armazenagem de quantidades muito superiores a dos outros animais.
Pré-história
A pré-história é o período que antecede a historia, éonde surgiram os primeiros homens e a escrita, pois sem registro escrito não haveria historia. Mas, não somente na escrita que esta baseada a investigação do que os homens do passado deixaram de herança para os dias atuais, também é utilizado como fonte de informação os monumentos, pinturas, construções, roupas, moedas e utensílios, o primeiro período da historia é descoberto devido a analises detodos esses materiais.
A pré-história é dividida em 3 fases distintas: paleolítico, neolítico e idade dos metais. Nestes períodos os homens utilizavam os números apenas para contagem, contava ovelhas nos rebanhos ou pessoas em sua tribo. Utilizava apenas os dedos das mãos ou partes do corpo. Os poucos registros numéricos eram feitos em paredes de cavernas, em pedaços de pau ou em ossos deanimais.
Os conhecimentos da matemática dessa época foram obtidos por vestígios encontrados em diversas partes do mundo. Na Republica Tcheca, foi encontrado um osso de lobo com marcações feitas em grupos de 5, totalizando 55 marcações, os grupos de 5 se familiarizam com o números de dedos de uma mão. Na antiga Babilônia, foram encontrados saquinhos de couro de cabra contendo pequenas pedras. Algunsarqueólogos supõem que estes saquinhos eram utilizados por pastores como forma de controlar o tamanho de seus rebanhos.
Os relatos dessa época não passam de suposições baseadas em vestígios arqueológicos, afinal a escrita ainda não havia sido desenvolvida.
Sistemas numéricos de antigas civilizações
Os mesopotâmicos e os maias
Os maias foram uma civilização que ocupou a América Central entre osséculos V e VIII, organizavam-se em cidades-estados independentes, viviam da agricultura, tinham sociedade hierárquica, eram exímios conhecedores da matemática, astronomia e desenvolveram a escrita. A Mesopotâmia, região entre os Rios Tigre e Eufrates, no Oriente Próximo (hoje Iraque), no ano de 1.900 a.C. foi invadida pelos Babilônios, que fundaram o segundo império da Mesopotâmia. Transformando emum dos maiores centros comerciais da Antiguidade, e para regulamentar a vida das pessoas, criaram o primeiro código de leis escrito do mundo, o Código de Hamurabi, baseado na lei de Talião “olho por olho, dente por dente”, na qual a punição deveria ser idêntica ao crime.
O sistema de numeração maia
O sistema de numeração maia era composto por 20 algarismos, entre eles um símbolo pararepresentar o 20, veja na imagem ilustrada como era descrito esses algarismos:

Cada símbolo da figura é um algarismo, do dez ao dezenove os números são compostos por dois algarismos. Para escrever o numero vinte colocava-se um ponto e abaixo um símbolo, parecido com uma concha, representando zero que seria como uma vintena e para separar uma casa vigesimal da outra, eram feitas linhas de separação....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O trabalho segundo karl marx
  • A alienação do trabalho segundo Karl Marx
  • conceitos sobre trabalho segundo karl marx
  • Capital, Trabalho e Alienação, segundo Karl Marx
  • A visão do trabalho segundo karl marx e Elime Durkheim
  • Liberdade segundo Karl Marx
  • Alienação segundo Karl Marx
  • A pobreza, segundo Karl Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!