trabalho rural

Páginas: 7 (1519 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL
UNIVEL – União Educacional de Cascavel




ANDRÉIA, ELIANE, JOÃO E SILVANA.







PRODUÇÃO DE MORANGO






CASCAVEL - PR
2013
ANDRÉIA, ELIANE, JOÃO E SILVANA










PRODUÇÃO DE MORANGO



Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade Rural, do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de CiênciasSociais Aplicadas de Cascavel.

Prof. Everton Gurgel


CASCAVEL - PR
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão abordados assuntos referentes a cultura de morangos na propriedade do senhor Marico Back no município de Corbélia - Paraná, tais como tempo de duração desta cultura, como funciona desde o plantio até a venda, preços, principais clientes.
Abordaremos também como se transforma esseproduto agrícola sem que seja alterada a composição e as características do produto In natura.

















CONTEXTUALIZAÇÃO
Conforme Site do Empraba, o início do cultivo do morangueiro no Brasil, segundo Camargo & Passos (1993), não é bem conhecido. Entretanto, a cultura começou à expandir-se de 1960, com o lançamento da cultivar Campinas, de expressão ainda hoje.Desde então, não mais parou de se desenvolver, e também em área do diferentes solos e climas, como Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal. 

No Rio Grande do Sul, o Vale do Rio Caí é o principal produtor de morangos de mesa, seguido de Caxias do Sul e Farropilha, enquanto Pelotas, e municípios vizinhos, se destacam na produção de morango-indústria. 

No Estado de MinasGerais, o morangueiro foi introduzido no município de Cambuí, no Vale do Peixe, por volta de 1958. Hoje, ocorre na maioria dos municípios do extremo Sul do estado, na região da Mantiqueira, sendo Pouso Alegre e Estiva os maiores produtores, e nos Campos das Vertentes, em Barbacena e municípios vizinhos.

Em São Paulo, a produção está concentrada em Campinas, Jundiaí e Atibaia, sendo que estaúltima representa 60% da área cultivada, e em municípios próximos. A cultura é praticada por pequenos produtores rurais que utilizam a mão-de-obra familiar, durante todo o ciclo da cultura, sendo a maior parte da produção destinada ao mercado "in natura". A produtividade média por Estado, em t/ha, é de 32,7 no Rio Grande do Sul; 21,3 no Paraná; 25,2 em Minas Gerais; 34 no Espirito Santo e 34 em SãoPaulo.

Na última década, verificou-se um interesse crescente pela implantação da cultura, justificado, segundo Ronque (1998), pela grande rentabilidade (224%), quando comparada a outros cultivos, como por exemplo o milho (72%).

A produção de morango está a todo vapor no Paraná, o principal produtos da fruta no país é Minas Gerais, porém o Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, tambémdisputam o mercado nacional. No entanto falta um bom caminho para que o morango se estabeleça na região oeste do Paraná, conforme dados do Deral (Departamento de Economia Rural) a nossa região responde por apenas 2% de toda produção estadual.
A rentabilidade da produção de morangos são variáveis de acordo com o custo dos insumos, o nível de tecnologia empregada.



Foto: Plantação de Morangona Propriedade do Marico Back.
Segundo noticia publicada em Outubro/2013 no pela Emprapa ‘’Devido a sua rentabilidade econômica, o morango é uma alternativa agrícola atraente entre os produtores gaúchos, principalmente os de base familiar. Seu cultivo, entretanto, depende do uso de mudas vindas da Argentina e do Chile, o que retarda o plantio e priva o agricultor de ter frutos em época deentressafra, quando o produto alcança maior valor no mercado. Pensando nessas dificuldades, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) busca desenvolver sistemas alternativos de produção. Uma das soluções é utilizar o método chamado de Sistema de Produção de Mudas de Morango no Sistema Fora do Solo.
A técnica já é utilizada por produtores italianos (cime radicate) e americanos (plug plant) e por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Rural
  • TRABALHO RURAL
  • Trabalho Rural
  • trabalho rural
  • Trabalho Rural
  • trabalho rural
  • trabalho rural
  • trabalho de extensão rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!