Trabalho Revolução Francesa

Páginas: 4 (836 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2014

Reportagem n.1
Para mulheres afegãs uso da burca garante privacidade e segurança
Afegãs acham que o uso do acessório está longe de ser o pior problema enfrentado no país. As lojas de burcasmostram que séculos de repressão não destroem a vontade das mulheres se verem bonitas e coloridas.
Marcos UchôaAfeganistão

Como se fossem do mesmo time, as mulheres do Afeganistão ficaram famosas nomundo pelo uso da burca, a tenda de pano que faz a mulher desaparecer e é de uso praticamente obrigatório na sociedade afegã, conservadora e machista. No Ocidente, a burca é um símbolo da opressão emrelação à mulher, mas as afegãs acham que o acessório traz certa privacidade e, na verdade, a burca está longe de ser o pior dos problemas.
As lojas mostram que séculos de repressão não destroem avontade das mulheres se verem bonitas, coloridas e poderosas. Há uma variedade de tecidos e vestidos, usados basicamente em festas de casamento, quando as mulheres se exibem em seu esplendor.
Umasenhora afegã que já foi espancada, presa e torturada por defender há 40 anos os direitos das mulheres, afirma que a burca para muitas mulheres é de uso voluntario, porque se sentem mais seguras anônimas.Para ela, a falta de educação, de oportunidades de trabalho, de serviços médicos e sociais é mais grave.
Essa situação gera pobreza e dependência dos homens. Uma mulher mendiga e com o filho no colo éuma cena comum em Cabul. Provavelmente, ela é uma viúva - são mais de 1,5 milhão de mulheres que por conta dos 30 anos de guerra perderam seus maridos.
Desde o fim do Taliban, há dez anos, muitasmeninas voltaram às escolas. Mas o casamento é sempre arranjado e a maioria delas é vendida. Existe um dote a ser pago, quando elas têm 15,16 anos - às vezes antes. São muitos filhos e uma vida detrabalho sem parar - mulheres de 30, 40 anos parecem ter 20 anos a mais. Muitas sobrevivem passando horas por dia de frente para a parede, fazendo tapetes e ganhando R$ 80 por mês. O dinheiro vai para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho com Charges Revolução Francesa
  • Trabalho de Pesquisa
  • Trabalho De Hist Revolucao Francesa
  • TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA
  • Trabalho de Filosofia Revolução francesa
  • TRABALHO
  • Revolucao francesa
  • Revolução francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!