Trabalho retração autogena

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2015


ENGENHARIA CIVIL

FABSON SOUSA COELHO – CPD: 931111











PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES: Retração Autógena






São Luis
2015
A retração autógena é um fenômeno que ocorre nos concretos de alto desempenho devido a estes possuírem uma relação água/aglomerante muito baixa, o que diminui a reserva de água para as reações de hidratação do cimento. Considerando que o concreto de alto desempenhotema função de não apenas de desenvolver elevadas resistências mecânicas, mas oferecer também aspectos de durabilidade, o fenômeno de retração é bastante danoso, pois provoca microfissuras internas no concreto trilhando um caminho preferencial de fragilidade quando este for submetido a uma carga muito elevada. Entretanto muitos estudos têm sido feitos no intuito de melhor entender este fenômeno deretração, bem como mensurá-la através de equipamentos cada vez mais eficazes.
Há ainda muita confusão quanto aos tipos de retração e como elas ocorrem no concreto. De maneira resumida, podemos citar dois: a por secagem e a autógena. O primeiro tipo é o mais conhecido, pois, como o próprio nome sugere, a retração está ligada à perda de água do concreto, ou seja, aquela água que teoricamente nãoreage com o cimento por estar em excesso.
A retração autógena é definida como a remoção da água dos poros pela hidratação do cimento ainda não combinado, com a redução volumétrica macroscópica dos materiais cimentícios após o início de pega, sem que ocorra mudança de volume devido à perda ou ao ingresso de substância. Este fenômeno tornou- se importante com o advento do concreto de alto desempenho(CAD), por representar uma das suas principais causas de fissuração.
O mecanismo de retração autógena pode ser explicado por meio da retração química e auto dessecação. A primeira ocorre com a hidratação do cimento Portland, quando o volume total de sólidos e líquidos diminui devido às reações químicas, enquanto a dessecação ocorre pela diminuição da umidade relativa no interior do concretoendurecido, sem qualquer perda de massa, devido ao consumo de água pela reação de hidratação. Desta maneira, formam- se meniscos cujos esforços resultantes da tensão superficial levam à retração autógena. A retração autógena em um concreto comum, desenvolvida nas primeiras 24 horas, é desprezível quando comparada com a retração por secagem. Já no CAD, a retração autógena é intensa e mais importante que aretração de secagem nas primeiras idades.
A retração por secagem, ou retração hidráulica, é definida como a diminuição do volume da peça de concreto devido à remoção da água da pasta endurecida de cimento, quando o concreto “seca” pelo contato com o ar. O fenômeno é natural e ocorre como consequência da hidratação dos compostos anidros dos cimentos Portland. Para a explicação do fenômeno éimportante saber que existem diversos tipos de água e com graus diferentes de dificuldade para serem removidos, como água livre, água capilar, água Inter lamelar (água de gel), água adsorvida e água de cristalização. A água livre é toda a água que está na pasta de cimento ou no concreto, sem sujeição a qualquer força, ficando livre para evaporar durante o endurecimento da pasta e do concreto. A águacapilar pode ser livre ou retida por tensão capilar. A primeira se localiza em grandes vazios, de diâmetro maior que 50nm, e sua remoção não causa retração no sistema, enquanto a segunda se localiza em diâmetros menores (5 a 50nm) e sua remoção pode causar retração.
A água adsorvida está próxima à superfície dos sólidos da pasta, com suas moléculas fisicamente adsorvidas na superfície desta. Pode serperdida por secagem da pasta a 30% de umidade relativa, e sua perda é a principal responsável pela retração da pasta por secagem.
A água de cristalização, ou quimicamente combinada, é parte integrante da estrutura de vários produtos hidratados de cimento. Esta água não é perdida por secagem, apenas por aquecimento a partir da decomposição dos hidratos.
A retração por carbonatação, fenômeno que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Retração Térmica
  • Retração o Pib
  • Expansão e retração dos cerrados
  • A retração do massacre do pinheirinho com a ideologia de Karl Marx
  • CORRELAÇÃO ENTRE A RETRAÇÃO DOS INCISIVOS SUPERIORES E A MOVIMENTAÇÃO DO LÁBIO SUPERIOR
  • Trabalhos trabalhos trabalhos
  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!