Trabalho Recuperac A O 6 Peri Odo 1 Bi Reparado

1080 palavras 5 páginas
Avaliação de Recuperação Sociologia
2014.2 - 1º bi
Professora: Isabel Ostrower
Nome:___________________________Nº:______
Turma: Data:____ / _____ / 2015
Nota:
Orientações:
1. As questões abaixo deverão ser respondidas a caneta, SEM rasuras, em folha de caderno ou digitadas.
2. A avaliação vale 10,0 pt e deverá ser feita individualmente.

Questão 1: (2,0)

Juntamente com Hobbes, Locke é um dos grandes expoentes da teoria dos direitos naturais, também denominada jusnaturalismo. No entanto, ao contrário de Hobbes, para quem o “estado de natureza” era necessariamente um “estado de guerra”, de todos contra todos, para Locke esse estado é caracterizado por direitos naturais inalienáveis do ser humano.

Que direitos são estes e como eles se relacionam à ideia de pacto de consentimento defendida pelo autor?

R.: Locke, assim como Hobbes, acredita no ser humano no seu estado de natureza. No entanto, o pensamento lockiano acredita que o homem é anterior a sociedade e o Estado, ou seja, o estado de natureza é algo real e que a maioria do seres humanos passou por ela. Essa idéia é, segundo o autor, é comprovada na existência das tribos americanas. Ao contrário de Hobbes; em que o estado de natureza é um estado de guerra, insegurança e violência; o estado de natureza lockiano é um estado de paz e harmonia com homens dotados de razão e consumidores da liberdade e dos direitos naturais. Para Locke, o contrato social (transição do estado de natureza para o estado civil) assume um papel de pacto de consentimento em que os homens concordam em construir a sociedade civil com a finalidade de preservar e consolidar os direitos naturais. A idéia é que os direitos naturais fiquem amparados sobre uma norma e da força do comum representado pelo centro de tomada de decisões.
Questão 2: (2,0)

Os textos abaixo representam duas concepções sobre a função do Estado na modernidade e o debate brasileiro atual sobre seu papel nas sociedades contemporâneas.

Relacionados