TRABALHO QUIMICA ACIDOS E BASES

Páginas: 5 (1084 palavras) Publicado: 10 de abril de 2015
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Introdução:
O Presente trabalho da disciplina de Química, aborda o tema Funções Inorganicas (Ácidos e Bases). E tem como objetivo mostrar e aprofundar a definição, formúla, nomenclatura e aplicação dos mesmos, que estão presentes em diversas formas na natureza e no mundo ànossa volta.

Desenvolvimento:

Ácidos
Definição:

Acdos são substâncias químicas, que conforme a primeira definição postulada pelo físico Svante Arrehenius, quando em meio aquoso se ionizam liberando o cation H+, podendo também reagir com as moléculas de água o que da origem ao íon oxônio (ou Hidrônio, H3O+) o que reduz o pH da solução, porém numa definição mais geral do físico-químicodinamarquês Brønsted e do também físico-químico inglês Lowry, pode-se classificar como um ácido qualquer substância capaz de doar prótons. Embora a definição de Brønsted seja bem similar à de Arrehenius, ela abrange mais substâncias, sendo essas classificadas como ácidos de Brønsted.
Quando um ácido entra em contato com a água, ele se ioniza e libera H+.
Exemplos - FORMULÁS
HCl + H2O → H+ + Cl-HF + H2O → H+ + F-
H2SO4 → H+ + SO2-

Nomenclatura dos ácidos

Os ácidos podem ser classificados, segundo a presença ou não de oxigênio, em “hidrácidos” (sem oxigênio) e “oxiácidos” (com oxigênio).
A) HIDRÁCIDOS
Ácido + nome do elemento + ídrico
Exemplos:
HCl – ácido clorídrico
H2S – ácido sulfídrico
B) OXIÁCIDOS
Ácido + nome do elemento + oso/ico
Exemplos:
H2SO4 – ácido sulfúricoHNO3 – ácido nítrico
H3PO4 – ácido fosfórico
HClO3 – ácido clórico
H2CO3 – ácido carbônico
Todos os ácidos acima terminam em ICO. Eles servem como referência para dar nome aos demais oxiácidos. Se diminuirmos o número de oxigênio destes ácidos, utilizamos a terminação OSO. Se diminuirmos dois oxigênios, adicionamos HIPO antes do elemento mais a terminação OSO. Se aumentar o número de oxigênio,colocamos o prefixo PER na frente do elemento. Veja os exemplos:
H2SO5 – ácido persulfúrico
H2SO4 – ácido sulfúrico
H2SO3 – ácido sulfuroso
H2SO2 – ácido hiposulfuroso
Então:
Ácido per+elemento+ico
Ácido+elemento+ico
Ácido +elemento+oso
Ácido+hipo+elemento+oso
APLICAÇÕES:
Ácido sulfúrico (H2SO4): É o ácido mais importante na indústria e no laboratório.É utilizado nas baterias de automóvel, é consumidoem enormes quantidades em inúmeros processos industriais, como processos da indústria petroquímica, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel. É tambem usado na indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a fabricação de produtos como os fosfatos e o sulfato de amónio. O ácido sulfúrico concentrado é um dos desidratantes mais enérgicos. Assim, ele carboniza os hidratos de carbonocomo os açúcares, amido e celulose; a carbonização é devido à desidratação desses materiais; O ácido sulfúrico "destrói" o papel, o tecido de algodão, a madeira, o açúcar e outros materiais devido à sua enérgica ação desidratante.; O ácido sulfúrico concentrado tem ação corrosiva sobre os tecidos dos organismos vivos também devido à sua ação desidratante. Produz sérias queimaduras na pele. Porisso, é necessário extremo cuidado ao manusear esse ácido; As chuvas ácidas em ambiente poluídos com dióxido de enxofre contêm H2SO4 e causam grande impacto ambiental.
Ácido acético (CH3COOH): ácido componente do vinagre, tempero indispensável na cozinha, usado no preparo de saladas e maioneses.
Ácido carbônico (H2CO3): as águas e refrigerantes gaseificados têm seu diferencial (mais refrescante)graças a este ácido, ele é formado na reação do gás carbônico com a água:
CO2 + H2O → H2CO3
Ácido clorídrico (HCl): reagente muito usado na indústria e no laboratório. Na construção civil é usado para remover respingos de cal (após a caiação) de pisos e azulejos. Neste caso é mais conhecido como ácido muriático: agente de limpeza de alta potencialidade.
O HCl se faz presente em nosso próprio corpo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Química, Trabalho de química ácidos bases óxidos sais
  • Química
  • quimica
  • Quimica básica- ácidos e bases
  • Química geral
  • Relatório de química: ácidos e bases
  • Relatório de química
  • Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!