Trabalho Quest Es Sobre Abrang Ncia Da Antropologia M Dica

1255 palavras 6 páginas
Maria Luísa C.C.T. de Cerqueira
Módulo I, subturma 3
19/03/2015

1. Definição e objetivos da antropologia médica:
“Antropologia médica aborda as maneiras pelas quais as pessoas, em diferentes culturas e grupos sociais explicam as causas dos problemas de saúde. Relaciona-se, também, aos tipos de tratamento nos quais as pessoas acreditam e aos indivíduos a quem recorrem quando, de fato, adoecem. A antropologia médica é, também, o estudo de como essas crenças e práticas relacionam-se às mudanças biológicas, psicológicas e sociais do organismo humano, tanto na saúde quanto na doença.”
“Seu objetivo visa ao estudo holístico da humanidade, de suas origens, desenvolvimento, organização política e social, religiões, línguas, artes e artefatos.”

2. Campo de estudo da:
a) Antropologia física: estuda o aspecto natural biológico do ser humano, sua evolução, diversidade populacional e origens utilizando técnicas da arqueologia, paleontologia, genética e sorologia.
b) Antropologia social: analisa a sociedade a partir da perspectiva da influencia coletiva, onde o comportamento social molda a visão de mundo do individuo e a cultura tem o papel de legitimar os alicerces da sociedade.
c) Antropologia cultural: “dá maior enfoque aos sistemas de símbolos, ideais e significados que constituem uma cultura e dos quais a organização social é a apenas uma expressão.”

3. Conceito de:
a) Cultura: “Aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costumes e todas as outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”
b) Lente cultural: formada pelos elementos culturais que moldam a visão de mundo do individuo e permitem que ele interprete e entenda seu universo para que aprenda a viver nele.
c) Divisão de mundo e das pessoas: “todas as culturas dividem seus membros em diferentes categorias sociais [...] e cada estrato caracteriza-se por atributos culturais distintos e próprios” ou seja, dentro de uma mesma cultura existem nuances de acordo com

Relacionados

  • Bruno
    19654 palavras | 79 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • A hueragem dos brs
    59527 palavras | 239 páginas