TRABALHO QU MICA GERAL UREIA AGR COLA PROTEGIDA

3064 palavras 13 páginas
Introdução
O manejo do nitrogênio tem sido uma das práticas agrícolas mais estudadas no sentido de melhorar a sua eficiência de uso. Essa necessidade existe porque a maior parte do nitrogênio do solo se encontra em combinações orgânicas, sendo essa forma indisponível para os vegetais. Uma alternativa de fornecer esse nutriente para as plantas é através do uso de adubos nitrogenados químicos como a ureia [CO(NH2)2], que é o fertilizante mais utilizado na agricultura, devido ao seu elevado teor de nitrogênio (45% de N) e o seu baixo custo por unidade do nutriente.
Entretanto, o aproveitamento pela planta do N-ureia aplicado via fertilizante é muito baixo. Isso ocorre devido às grandes perdas por lixiviação, desnitrificação e principalmente por volatilização, que podem acarretar perdas acima de 70%. Uma opção é o tratamento prévio da ureia com inibidores da urease, os quais proporcionam diminuição nas perdas de NH3 por volatilização, pois atuam ocupando o local ativo da enzima urease, que é responsável pela hidrólise da ureia. Dentre os produtos testados o NBPT [N-(n-butil) tiofosfórico triamida], tem demonstrado boa eficiência na redução das perdas.
Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma revisão de literatura sobre as possíveis perdas de nitrogênio do fertilizante na forma de ureia e aspectos agronômicos da ureia tratada com inibidor de urease.

Ureia
A ureia é um produto sintético de fórmula [CO(NH2)2], cuja composição apresenta unicamente os elementos N, C, H e O, sendo que os três últimos são abundantes na natureza, na forma de diversos compostos, sendo vitais para os seres vivos (CO2 e H2O). A ureia apresenta-se na forma granulada e de cor branca, no entanto pode ser rosada conforme o processo de fabricação. Ela é obtida por reação de amônia e gás carbônico sob alta pressão em presença de catalisador, a reação simplificada do processo, é a seguinte:
2NH3 + CO2 (NH2 )2 CO2 → + H2O
Do ponto de vista agrícola, a ureia tem como grandes

Relacionados