Trabalho Pualo Nader

2433 palavras 10 páginas
Universidade do vale do Itajaí
Centro de Ciências Sociais e Jurídicas
Curso de Diireito
Disciplina: Introdução ao Direito
Docente: Queila Jaqueline Nunes Martins
Acadêmicas: Marcela Chiminelli Silva e Amanda Antunes Ávila

Questionário relacionado ao livro de introdução ao direito de Paulo Nader: capítulo um, dois, três e quatro.

CAPÍTULO UM - SISTEMAS DE IDEIAS GERAIS DO DIREITO
1. Paulo Nader entende que um sistema geral de ideias do direito é uma matéria base, com a função de indicar os limites da área de conhecimento, apresentar as características fundamentais da ciência, seus fundamentos e valores primordiais “Ela se ocupa igualmente com a visão global do objeto, na pretensão de oferecer ao iniciante a idéia do conjunto.” (p.01)

2. Seria o ordenamento de ideias, de leis e conceitos novos, que com os diversos Institutos Jurídicos exigiu um sistema para ordenar as mesmas. era da codificação “Multiplicação dos institutos jurídicos, formação incessante de novos conceitos e permanente ampliação da terminologia específica, exigiu a criação de um sistema de idéias gerais, capaz de revelar o Direito como um todo e alinhar os seus elementos comuns. A árvore jurídica, a cada dia que passa, torna-se mais densa, com o surgimento de novos ramos que, em permanente adequação às transformações sociais, especializam-se em sub-ramos”. (p.01)

3. A disciplina introdução ao direito nos cursos de direito consiste na matéria de iniciação que mostra para os iniciantes funções essenciais para a compreensão do fenômeno jurídico. “Devemos afirmar que a Introdução ao Estudo do Direito não possui autonomia; ela não cria o saber, apenas recolhe das disciplinas jurídicas (Filosofia do Direito, Ciência do Direito, Sociologia Jurídica, História do Direito, Direito Comparado) as informações necessárias para compor o quadro de conhecimentos a ser descortinado aos acadêmicos.”(p.11) “A disciplina Introdução ao Estudo do Direito visa a fornecer ao iniciante uma visão global do Direito, que

Relacionados

  • Constituição brasileira
    1503 palavras | 7 páginas