Trabalho PSO 50 Anos De Psicologia No Brasil A Constru O Social De Uma Profiss O V2

2253 palavras 10 páginas
Trabalho de Psicologia Social

Resumo de artigo científico sobre o tema Psicologia Social

São Paulo
2015

Trabalho de Psicologia Social

Resumo do artigo científico escrito por Odair Furtado:
“50 anos de Psicologia no Brasil: a construção social de uma profissão.”

São Paulo
2015

Introdução Comemoramos em 2012 os cinquenta anos da regulamentação da Psicologia no Brasil. É importante saber que não houve um fundador, mas foi fruto de um processo que se instala lenta e gradualmente, conforme as exigências sociais e as novas e velhas descobertas e oportunidades. Os historiadores da Psicologia brasileira defendem a tese de que havia no Brasil um saber psicológico antes da chegada da Psicologia científica como elaborada na Europa. Acreditam também haver “saber” psicológico mesmo antes da chegada do colonizador, que nos chega através dos povos remanescentes e das peculiaridades da nossa cultura.

A organização tardia das profissões universitárias provavelmente foi responsável pelo atraso do desenvolvimento de massa crítica no Brasil. Foi a partir da transferência da sede da corte portuguesa, em 1808, que alterou rápida e profundamente essa realidade, no qual promoveu uma mudança radical na política de colonização exercida por Portugal no Brasil, que na época era de exploração da riqueza natural e de uso da agricultura. Os jesuítas tiveram papel fundamental, pois foram os responsáveis pelo ensino desde 1549, e construíram uma base considerável formando professores e especializando o ensino, criando o embrião do que hoje conhecemos como faculdades.
Com a sua expulsão pelo Marquês de Pombal, em 1759, o ensino no Brasil entra em colapso e o analfabetismo atinge 70% da população.
Em um período onde prevalecia a intolerância religiosa, a ganância dos aventureiros buscando riquezas, alguns personagens de nossa história contribuíram muito para mudar esse cenário, um deles, José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, certamente foi o

Relacionados