Trabalho psicopedagógico no desenvolvimento da aprendizagem da criança com autismo

Páginas: 23 (5565 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM AUTISMO

Nádia Borges de Araujo Ferreira
Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST)
Mariceia Ribeiro Lima Rodrigues
Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST)

Introdução
O processo de construção da aprendizagem, em princípio, tem sido o foco do objeto de estudo da Psicopedagogia. Ela lida com a aprendizagem,sondando, investigando causas, fatores, processos, patologias associadas às dificuldades de aprendizagem, entre outros. Daí a idéia de utilizar a Psicopedagogia como recurso para alicerçar o estudo e compreensão a respeito do processo cognitivo da criança com autismo e a participação da família e da escola na construção desse processo.
A complexidade do quadro de autismo e as dificuldadesencontradas para se desenvolver uma estrutura na sua abordagem (desde o psicopedagógico passando por prioridades terapêuticas e educacionais que objetivem uma maior integração social) enfatizam cada vez mais a necessidade da multidisciplinariedade dos profissionais envolvidos nesse processo (GAUDERER, 1997, p.219).

Muitos têm sido os estudiosos, pesquisadores e educadores que buscam caminhos,alternativas para compreender e proporcionar meios saudáveis de diagnosticar e atuar junto às dificuldades apresentadas pelas pessoas que apresentam autismo, buscando assim, amenizar sofrimentos desses indivíduos, de suas famílias, como também propor alternativas de intervenção educativa que venha possibilitar o despertar do potencial intelectual e afetivo dessas crianças.
A pessoa com autismo é umindivíduo que se encontra numa redoma, demonstrando dificuldade acentuada de se comunicar com as pessoas, se resguardando em um mundo próprio, estabelecendo uma vivência estranha e perturbadora com o corpo e objetos inanimados; apego exagerado à rotina, ausência ou insuficientes respostas aos estímulos e aos outros seres humanos.
Percebe-se que a falta de informação e formação que afeta a famíliacom crianças que apresentam sintomas de autismo, tem contribuído para o retardamento dos primeiros estímulos necessários para o desenvolvimento das potencialidades da criança com autismo. A educação formal também tende ser tardia, isso quando a família encontra escola e educadores preparados e dispostos a trabalhar com essa clientela.
O presente estudo teve como objetivo principal identificaras contribuições da Psicopedagogia para a Educação especial, analisando os fatores que favorecem o processo de aprendizagem da criança com autismo.
De natureza qualitativa, a pesquisa buscou descrever os componentes de um sistema complexo que é a intervenção psicopedagógica junto a uma criança com autismo. Como metodologia optou-se por uma das possibilidades oferecidas pela abordagemqualitativa que é o estudo de caso, mediante observações de uma criança autista durante o período de tratamento em um Centro de Reabilitação.
Realizou-se ainda pesquisas bibliográficas buscando revisar a literatura que enfoca o assunto, aprofundar os conhecimentos sobre o tema, compreender e descrever o trabalho psicopedagógico.
No âmbito do artigo focaliza-se, também, o método utilizado para aestimulação da comunicação e socialização da criança com autismo – Método TEACCH – , cujo resultado do trabalho foi identificado como bem sucedido no que diz respeito aos avanços observados e relatados pelos pais da criança e demais profissionais que acompanharam o desenvolvimento da mesma.
Desta forma, espera-se que este trabalho possa se constituir em um referencial para a ampliação daintervenção psicopedagógica junto à família e à escola, oferecendo aos mesmos suporte e subsídios necessários para contribuir de forma significativa no trabalho junto à criança com autismo.

Família em construção
Ao pensar em uma família, a primeira idéia que sempre ocorre é de um homem, uma mulher e uma criança, pelo menos. É como se a presença de uma criança fosse elemento capaz de figurar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • APRENDIZAGEM ESCOLAR DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE AUTISMO
  • Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança
  • A criança em desenvolvimento: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
  • Trabalho da Criança e do Adolescente e Aprendizagem
  • O PAPEL DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO E NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
  • A Brinquedoteca no Desenvolvimento Psicossocial da Criança e na Aprendizagem
  • Desenvolvimento motor de crianças com dificuldade de aprendizagem
  • Trabalho De Psicologia Do Desenvolvimento E Da Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!