TRABALHO PSICOLOGIA DO ESPORTE TRISTEZA E DECEP O

7342 palavras 30 páginas
1- INTRODUÇÃO
A decepção, que tem como sinonimos: deceção ou desilusão é o sentimento de insatisfação que surge quando as expectativas sobre algo ou alguém não se concretizam. É semelhante ao arrependimento, mas difere deste na medida em que o arrependimento está ligado às escolhas pessoais que levaram a um resultado negativo, enquanto que a decepção está focada no próprio resultado. Geralmente está associada com a tristeza e com a frustração. A intensidade da decepção é proporcional ao tempo, valor simbólico e tamanho da expectativa.

Tristeza (latim tristia, tristeza, aflição), é um estado afetivo duradouro caracterizado por um sentimento de insatisfação e acompanhado de uma desvalorização da existência e do real. A tristeza é uma das "seis emoções básicas" descritas por Paul Ekman, junto com felicidade, raiva, surpresa, medo e nojo.
A tristeza é uma experiência comum na infância e reconhecer tal emoção pode tornar mais fácil para as famílias enfrentarem problemas emocionais mais graves, embora algumas famílias possam ter uma regra (consciente ou inconsciente) de que a tristeza não é "permitida". Robin Skynner sugeriu que isso pode causar problemas, porque com a tristeza "desativada" ficamos um pouco superficial e maníacos.

Imagem da decepção e tristeza

A tristeza é parte do processo normal da criança separar uma simbiose precoce com a mãe e se tornar mais independente. Toda vez que uma criança se separa um pouco mais, ele ou ela terá que lidar com uma pequena perda. Se a mãe não pode permitir o sofrimento menor envolvido, a criança nunca aprenderá a lidar com a tristeza por si mesma. O pediatra T. Berry Brazelton argumenta que estimular muito as crianças para que superem uma tristeza, desvaloriza a emoção para elas; e Selma Fraiberg sugere que é importante respeitar o direito da criança em experimentar uma perda completa e profundamente.
Margaret Mahler viu a capacidade de sentir a tristeza como uma conquista emocional, ao contrário, por exemplo, de

Relacionados

  • Enriquez Eugene Da Horda Ao Estado hellip
    153082 palavras | 613 páginas