trabalho psf
No campo da Nutrição Social, o nutricionista está inserido na discussão e articulação de temas como segurança alimentar e nutricional, direito humano à alimentação adequada, produção e abastecimento de alimentos, saúde pública, ações de promoção da saúde, políticas e programas de alimentação e nutrição, enfim, o nutricionista da área social está inserido em vários âmbitos de atenção à saúde, a fim de promover uma alimentação saudável e de prevenir as doenças relacionadas à alimentação e nutrição.( Camila Araújo e Camila Leão) No âmbito Federal, o profissional atua na base conceitual para a elaboração e implantação de programas e políticas de alimentação e nutrição. Além disso, o profissional exerce um papel fundamental na implementação dos programas norteados pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) em âmbitos menores, nos estados e municípios. No Programa Bolsa Alimentação, por exemplo, o nutricionista tem a função de identificar fatores e famílias de maior risco nutricional, monitorar o estado nutricional de gestantes, nutrizes e crianças de 0 a 6 meses, promover educação nutricional voltada para a comunidade e orientação e treinamento das equipes de saúde. .( Camila Araújo e Camila Leão)
Além disso, o nutricionista pode atuar nas Secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social, buscando sempre o desenvolvimento de ações articuladas entre os diferentes setores que compõe a Gestão Pública. .( Camila Araújo e Camila Leão)
Na Secretaria da Saúde, o nutricionista é responsável por todas as ações da PNAN destacando-se: Atuação em grupos como HiperDia, de gestantes, terapêuticos, de redução de peso, entre outros; Efetuação de atendimentos individuais para casos específicos; Elaboração de campanhas educativas; Efetuação do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), uma condicionalidade do Programa Bolsa Família; Participação no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). .( Camila Araújo